Sob Medida 115

10 MATRIZ SWOT STRENGTHS (FORÇAS) Quais vantagens internas a empresa tem em relação aos concorrentes (mercado)? Aqui, o empresário fará perguntas que auxiliem no levantamento e diagnóstico de quais são as suas forças, exemplos de perguntas: • O que fazemos muito bem? • Que recursos temos disponíveis e podemos aproveitar? • O que os outros observam na minha empresa como forte? • Qual é o meu diferencial? • Exemplo de forças: • Alto padrão dos produtos; • Solidez financeira; • Cumprimento de prazos; • Opções de pagamento; • Marca reconhecida no mercado; • Parceira dos clientes; OPPORTUNITIES (OPORTUNIDADES) Aspectos externos, mas que podem potencializar alguma coisa no negócio. Que oportunidades nós temos disponíveis? • Quais as tendências que estão em alta no mercado? • Que novidades estão acontecendo ultimamente? • Como podemos transformar as nossas forças em oportunidades? • Exemplos de oportunidades • Mudança no gosto do cliente; • Novo segmento de atuação; • Feiras e eventos do setor; • Parceria com arquitetos e designers; • Fechamento de empresas concorrentes; • Novas tecnologias; • Aquecimento do mercado; • Novos imóveis sendo lançados; WEAKNESSES (FRAQUEZAS) O que a minha empresa tem de desvantagens? • O que podemos melhorar? • Em quais pontos temos menos recursos que os outros? • O que os concorrentes, fornecedores e clientes vêm em nossas fraquezas? • Exemplos de fraquezas na marcenaria: • Alto custo de produção; • Desperdícios; • Compras erradas; • Perda de estoque; • Má reputação no mercado; • Maquinário obsoleto; • Atrasos nas entregas; • Turnover alto; • Pouca mão de obra especializada; THREATS (AMEAÇAS) Aspectos que podem colocar em risco a vantagem competitiva da empresa. Que ameaças podem nos prejudicar, fazendo com que a minha marcenaria tenha problemas? • Novas empresas; • Perder funcionários fundamentais; • Aumento dos preços da matéria-prima; • Mudança de impostos; • Alteração da legislação; • Crescimento de empresas de planejados; • Ingresso de redes de varejos oferecendo produtos baratos; Contribui Ambiente externo Dificulta Ambiente interno GESTÃO Fonte: Sandra Trujillo Costa, consultora Sebrae PR

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=