Sob Medida 115
12 C omo você faz para conseguir projetos para a sua marcenaria? Está sempre investindo na divulgação para captar novos consumidores ou trabalha os seus clientes que já compraram para vender novamente? O recomendado, segundo especialistas, é atuar em ambas as frentes, desde que com foco estratégico. De acordo com Philip Kotler, norte- americano especialista em marketing e autor de diversos livros de administração e marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Por isso, pensar na fidelização é sempre uma FOCO CONSTANTE Buscar a satisfação do cliente é fundamental para melhorar a base de consumidores da marcenaria Por Pedro Luiz de Almeida MARKETING ótima abordagem. Entretanto, é claro que o marceneiro não deve parar de buscar novos compradores. Um caminho para conciliar essas estratégias é o Customer Success ou Sucesso do Cliente. Apesar de surgir por meio das empresas de serviços de assinatura (SaaS), como a Netflix e o Spotify, que dependem exclusivamente da retenção, essa abordagem pode, e deve, ser trabalhada por qualquer negócio, inclusive na marcenaria. Priorizar a satisfação total do cliente não é algo novo, afinal o pós-venda já contempla isso. Contudo, o Custommer Success é uma espécie de ênfase nessa etapa. Isso acontece, segundo o especialista em gestão estratégica de empresas, negócios e pessoas, Ricardo Beck Cougo, porque as empresas passaram a se preocupar somente com a taxa de conversão e se esqueceram da retenção. “Isso é importante porque, dentro do crescimento da empresa, o gestor precisa ter bem estruturado algumas maneiras de crescer. Uma forma seria a prospecção e novas vendas. Outra é fidelizar e reter clientes. A última é, entre as pessoas fidelizadas e recorrentes, ofertar novos produtos e soluções contempladas ou não pelos clientes”, especifica Cougo. A marcenaria tem o maior impacto dentro de um projeto de interiores, então, é natural que o cliente espere um grau maior de satisfação, atendimento e qualidade e tenha mais expectativa quanto ao serviço Shutterstock
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