Sob Medida 115

16 Fabrique. Eles também realizaram uma oficina sobre como fabricar um Banco Japonês em madeira Pinus com técnica de encaixes. O marceneiro e influenciador digital no universo maker, fundador do Canal Stopa Lab no YouTube, Daniel Stopa, aproveitou a ocasião para lançar o projeto “Marcenarias do Brasil”. Consiste em um material audiovisual, de oito capítulos, que contam a história da marcenaria até os dias atuais, do desenvolvimento do design até a produção do móvel, passando também pela produção em grandes volumes para exportação – veja reportagem em emobile.com.br. Entre outras ações para os marceneiros, também teve a apresentação de Paulo Valença sobre MDF para iniciantes e hobbystas, Waldênia Caracas, do Canal Ateliê Waldênia Caracas, que explicou como é possível viver da marcenaria sustentável, formas de precificação e o trato com o cliente, e Will Araújo, do Canal Oficina Carcará Garagem, que discursou sobre marketing para marcenarias. FIMMA BRASIL 2019 Participantes do Fimma Marceneiro criaram móveis durante a feira Carlos Ferrari Dentro do Fimma Marceneiro, em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, também foi promovido a entrega simbólica de quatro móveis confeccionados por 15 alunos da instituição, que integram o programa Jovem Aprendiz. O Abrigo Municipal de Bento Gonçalves recebeu uma mesa com bancas para o refeitório, um rack para TV, um armário para o dormitório dos adolescentes e armários para a brinquedoteca executados pelos jovens. WORKSHOP FIMMA Em novo formato, as palestras garantiram bom público com assuntos como oportunidades nos Estados Unidos, internacionalização de empresas, o caminho da Indústria 4.0 no setor moveleiro, alianças de competências entre empresas tradicionais e startups, novas soluções aplicadas ao setor moveleiro a partir da inovação. Também teve a palestra do designer Marcos Batista com o título “Por que inovar, se a cama está quentinha? Se você não reinventar o que está fazendo, alguém fará isso”. Batista enfatizou que é fundamental uma mudança de mentalidade, buscando se adaptar para o futuro. E as mudanças de Era mostram essa evolução. “Passamos da era rural, para a industrial, seguindo para a digital e a atual pós-digital”, apontou. A era pós- digital é de desmaterialização, desindustrialização, ou seja, a velocidade da informação mudando a lógica de pensar que antes era linear. “No mundo digital, a previsibilidade não serve e a obediência não muda o mundo. O mundo dos negócios mudou e cada pessoa precisa se questionar: o que o mundo perderia se a minha empresa desaparecesse?”, questionou. Carlos Ferrari Pinheiro acredita que o resultado final do móvel ou produto vem desde a escolha de material

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=