Sob Medida 115

18 FIMMA BRASIL 2019 ANÁLISE DOS EXPOSITORES A manutenção da presença de diversos players do setor moveleiro e a significativa renovação de expositores reunidos nos 58 mil m² reafirmou a credibilidade e tradição da feira. Do total de expositores participantes, 32% de empresas foram de máquinas, 20% de matérias-primas, 18% de ferramentas, 15% de acessórios e 10% de componentes e 5% de outros segmentos. A qualificação dos visitantes da Fimma Brasil foi um grande fator favorável apontado por diversos expositores. Algo até esperado por conta da feira estar situada no maior polo moveleiro do Brasil, mas que surpreende a cada edição. “As pessoas não vêm passear, são especialistas no setor, seja marceneiro ou indústria. De modo geral a Fimma foi muito boa, no segundo e terceiro dia foi um tumulto grande”, conta a responsável pelo marketing do Grupo Bigfer, Letícia Kercher. LUCROS, COM CRÍTICAS Segundo a organização da Fimma Brasil 2019, a presença de milhares de pessoas em Bento Gonçalves (RS) também deixou para a cidade cerca de R$ 15 milhões, movimentando hotéis, restaurantes, transporte, vinícolas e outros setores. No entanto, também houve muitas críticas de vários expositores a respeito o preço exploratório de hotéis e restaurantes. Na hotelaria, por exemplo, averiguamos relatos de que o preço da diária fora de época é de R$ 170, mas durante a feira subiu para R$ 621. No restaurante, um rodízio que normalmente é R$ 60, durante o evento foi de R$ 90. “A feira é um fomento de negócios para a região, não de exploração. Aí não gera fomento. O governo e a Movergs, as pessoas que são da região, tem que brigar com hotelaria e serviços para não ter isso”, criticou um dos entrevistados pela reportagem da Móbile. “Foi uma surpresa. Não imaginávamos que teríamos uma visitação deste tamanho”, frisa o diretor de marketing para indústria da Proadec, Álvaro Rodrigues. “Nós diminuímos o nosso estande porque imaginávamos que a feira não teria uma visitação grande, mas foi justamente o contrário. Tanto os clientes da indústria quanto da revenda vieram, foram vários clientes importantes”, comenta. A visitação foi ótima também para a Wirutex/Basso. “O mercado está com mais esperança, apesar de não ter disparado. Vemos nas empresas que o espírito está bom. Sem estarem os grandes [fornecedores de máquinas] na feira, as pessoas vieram aqui [na área de máquinas do evento] dar atenção à tecnologia de ferramenta”, diz o diretor Neri Basso. Expositores fizeram análise positiva da visitação do evento Carlos Ferrari

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