Sob Medida 115

8 GESTÃO C onsiderada como uma ferramenta clássica da administração, a análise SWOT é extremamente simples de usar e muito eficiente, podendo ser aplicada tanto para um departamento, um novo projeto ou até mesmo para reestruturar a empresa inteira. Entretanto, apesar de ser muito conhecida entre os gestores de grandes empresas, a mesma é pouco usada para corporações de menor porte. SWOT é uma sigla em inglês composta pelos termos Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, essa ferramenta também é conhecida como Análise F.O.F.A (Forças; Oportunidades; Fraquezas e Ameaças). Basicamente, os pontos fortes e fracos são aspectos internos da própria empresa, enquanto as PRONTO PARA A AÇÃO? Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, desde guia para ações estratégicas, conhecimento do mercado ou ferramenta de autoconhecimento do negócio Por Pedro Luiz de Almeida oportunidades e ameaças fazem parte do cenário externo. Ao mapear esses quatro campos, o gestor consegue traçar estratégias de ação mais efetivas, assim como aumentar o autoconhecimento da empresa, aspecto essencial para melhorar a competitividade do negócio, entender como a empresa está inserida no mercado e servir de guia para a definição de um plano de ação. Dessa forma, a análise SWOT é uma excelente ferramenta para as marcenarias melhorarem o desempenho, independentemente de porte e/ou segmento. A consultora do Sebrae-PR, Sandra Trujillo Costa, explica que a análise SWOT é simples porque pode ser feita com instrumentos disponíveis dentro da própria marcenaria, que seria papel, pessoas e perguntas. Entretanto, isso não faz com que ela se torne uma ferramenta banal, uma vez que a complexidade e as variáveis que ela permite são riquíssimas. “O principal objetivo para usar uma ferramenta como essa é planejar, de forma estratégica, a empresa utilizando as informações e conhecimentos que o gestor já tem, assim como os conhecimentos do mercado, que o empresário precisa ter. Então, podemos dizer que a SWOT está baseada em dois itens: analisar o ambiente interno da marcenaria e analisar o ambiente externo da marcenaria”, frisa Sandra. Além de auxiliar o marceneiro a perceber qual é a posição que ele quer colocar na empresa, assim como a estratégia para o negócio, a SWOT pode ser usada para melhorar a gestão em um aspecto interno. Por exemplo, reduzindo custos, identificando onde estão os pontos fracos, como melhorar os pontos fortes, etc. Na visão da consultora, quando o empresário usa essa ferramenta para olhar a marcenaria, ele consegue mudar muita coisa na gestão dele e tornar a empresa muito mais competitiva. MÃOS À OBRA Para alcançar todos esses benefícios citados, Sandra ensina a conduzir a análise SWOT por meio de três fases. A primeira seria listar todas as informações conforme cada um dos Ao responder as perguntas da matriz, uma mesma resposta pode ser boa e negativa Shutterstock

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