Sob Medida 115
9 quatro campos da SWOT (confira um exemplo de como preencher a tabela no infográfico). Primeiro, começando pela parte interna e, depois, os aspectos externos. Nesse momento, o marceneiro começa a fazer as perguntas-chaves para construir a matriz e, por isso, é fundamental ser o mais honesto e fiel à realidade possível. Depois de listada todas as informações, a segunda fase consiste em uma análise cruzada dos itens. “A análise cruzada vai ajudar o gestor a definir as estratégias para o futuro da empresa. Não é obrigatório fazer isso, tem gente que pega a matriz e faz um plano de ação item por item. Porém, na minha visão, o plano cruzado é mais eficaz, porque dessa forma uma ação acaba resolvendo mais de um ponto”, aconselha Sandra. Da análise cruzada surgem quatro possibilidades de estratégias: ESTRATÉGIA OFENSIVA Ação mais ofensiva para ingresso no mercado. Consiste em cruzar as informações dos pontos fortes com as oportunidades para definir ações para chegar ao objetivo proposto. O objetivo é utilizar das forças da marcenaria para aproveitar as oportunidades identificadas. Por exemplo, se a empresa tem recursos e cumprimento de prazos o empresário usa isso como estratégia de comunicação para captar clientes que estão necessitando de cumprimento de prazos. ESTRATÉGIA DE CONFRONTO Cruzamento dos pontos fortes com as ameaças, com o objetivo de minimizar as ameaças identificadas e dar maior estabilidade à empresa. Por exemplo, uma marcenaria com solidez financeira e que tem como ameaças os novos concorrentes, pode usar uma estratégia de diferenciação de mercado e novos produtos. ESTRATÉGIA DE DEFESA O foco dessa abordagem é desenvolver ações para reduzir e/ou vencer as ameaças, com o objetivo de sobrevivência no mercado. Para isso, o marceneiro cruza os pontos fracos da empresa com as ameaças, para entender como a empresa está sendo afetada. Por exemplo, uma das fraquezas identificadas é o preço alto dos produtos e uma das ameaças é o ingresso das redes de varejo no segmento, para isso, o marceneiro pode trabalhar uma comunicação enaltecendo os diferenciais do móvel sob medida e trabalhando um reposicionamento de marca. ESTRATÉGIA DE REFORÇO Cruzamento das fraquezas com as oportunidades. Aqui, o empresário pega um ponto fraco e trabalha em cima de uma oportunidade para minimizar seus pontos fracos. Por exemplo, se ele tem alto custo de produção ou escassez de mão de obra, oportunidades como novas tecnologias e capacitação podem ser usadas. Terminando a parte da análise cruzada, a última etapa é determinar qual a ação escolhida para ser seguida pela marcenaria. Nessa hora, a dica da consultora é priorizar as ações mais factíveis e necessárias para a empresa. Para potencializar e facilitar o cumprimento dessas ações, outro conselho é usar ferramentas especificas para isso, a mais conhecida é o método 5W2H (ensinamos como usá-lo na edição número 107 da Móbile Sob Medida). “Nessa hora deixo meu conselho que, para ter resultados por meio dessas estratégias, o marceneiro precisará engajar as pessoas e ter disciplina. Porque serão necessárias reuniões semanais para saber do andamento dessas ações. É preciso ter um acompanhamento constante e disciplina para fazer a manutenção e o monitoramento de cada plano de ação, porque se não o próprio empresário se desmotiva e logo cai na zona de conforte e volta para como estava antes”, destaca Sandra. A análise SWOT remonta à década de 60 e, desde então, passou a ser amplamente difundida e usada nos negócios. O motivo é simples: ela dá resultados. Entretanto, assim como qualquer estratégia, ela sozinha não opera milagres na marcenaria, mas funciona como um meio para o desenvolvimento de ações eficazes com base em aspectos reais do negócio e do mercado. Para os pequenos marceneiros, o aconselhado é começar fazendo uma SWOT mais básica e, com o passar do tempo, ir se aprofundando nas ações. Ŷ Shutterstock Para potencializar os resultados, é importante fazer as perguntas certas, não ter preguiça de responder e falar sem o olhar apaixonado do dono, mas com um olhar crítico e falando a verdade
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