Móbile Sob Medida 116
33 maior uso das cores. “Por mais que estejamos localizados em uma região onde a natureza é muito presente, os brasileiros ainda têm uma resistência grande quanto ao uso das cores, mas isso está sendo digerido ao longo dos últimos anos”, opina. O coordenador de desenvolvimento de produtos da fabricante de móveis Herval, Rafael Reis, enxerga que as cores mais vivas vistas no iSaloni devem aparecer também no Brasil, colorindo mais os ambientes. O profissional também vê que deverá ganhar força o uso de materiais variados como pedra, madeira, metal e tecido em um mesmo ambiente ou mesmo produto. “São tendências que aparecem no iSaloni a mais tempo e ganharam ainda mais espaço nessa edição. Madeiras em tons mais escuros também voltam a disputar espaço com os tons naturais que predominam atualmente”, avalia. “Há vários anos Milão dita as principais tendências que vemos por aqui”, frisam os designers da Impress, Alexandre Chiquiloff e Juliana Weiss. Essa “importação” das tendências acontece cada dia mais rápido e ágil. “Vários movimentos que vimos em Milão, em alguma proporção, já vemos por aqui e acredito que serão reforçados. Destaco a mistura e a riqueza de materiais. Sem dúvida, uma mudança grande em nosso modo de pensar os ambientes”, destacam. A gerente de design, marketing e comunicação da Schattdecor do Brasil, Elisa Toazza, enxerga que duas referências serão bem fortes no Brasil. A primeira é a continuidade e maior variação dos tons suaves, terrosos “dessaturados” e neutros. “Penso que veremos cada vez mais interpretações destas tonalidades em uma maior diversidade de materiais (tecidos, madeiras, etc.)”, diz. A segunda é o tema das pedras. “No último ano, tivemos vários lançamentos nesta temática, pedras em grande escala, interpretações gráficas, entre outros. Agora as pedras granuladas (Granilite, Terrazzo e outras) vêm aparecendo nos revestimentos como uma evolução do que foi lançado em 2018 e uma convergência ao que vimos em Milão”, enxerga Elisa. As pedras vêm com força total, das mais clássicas as mais exóticas, para todos os ambientes e aplicações, salienta a coordenadora de produtos da Duratex, Camila Contato. Assim, poderão ser vistas aqui no Brasil em mesas, painéis em todos os ambientes e nos móveis aplicadas em portas ou em tampo superior. Sócia do estúdio Know How, a designer Larissa Batisa vê o uso de materiais sustentáveis com maior consciência como tendência que virá para o Brasil. “É questão tempo que aqui também o consumidor fique mais exigente quanto a isso. A tendência é aliar o design à questão ambiental. O Brasil é cheio de recursos maravilhosos e criatividade, então é algo que não é difícil de trabalhar aqui”, avalia. Com relação à criatividade nacional para o resto do mundo, a designer Marta Manente acredita que a brasilidade é tendência para o mundo afora. “Todos os projetos, designers e empresas que estavam expondo na feira e fora dela levaram brilhantemente a nossa cultura extremamente admirada para o grande publico internacional. Nossas distintas madeiras são reconhecidas, nosso trabalho manual, nossa bossa… Entre tantas outras qualificações, estiveram lado a lado com as top brands mundiais sendo aplaudidas”, assinala. Para conhecer os produtos brasileiros em Milão confira em bit.ly/brasilnoisaloni2019. A próxima edição do iSaloni em Milão será de 21 a 26 de abril de 2020. Ainda sobre a edição deste ano, confira as impressões de designers, arquitetos e profissionais de fornecedoras do setor moveleiro nacional a respeito do melhor evento de design e tendências de móveis do mundo. Divulgação iSaloni Divulgação iSaloni Pedras foram vistas com frequência no mobiliário Mobiliário da Molteni
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