Sob Medida 117
10 SEM RODÍZIO Alta rotatividade de funcionários gera prejuízos para a empresa e pode ser um indicativo de problemas de gestão Por Pedro Luiz de Almeida GESTÃO T urnover é um termo muito utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para descrever a rotatividade de funcionário da empresa. É considerado um importante índice para mensurar o desempenho e avaliar eventuais prejuízos e despesas que a organização possa enfrentar por causa dos constantes desligamentos e contratações. Naturalmente, contratações e demissões acontecem em qualquer empresa, o que não é diferente no ramo da marcenaria. Entretanto, quando essas operações passam a acontecer com muita frequência, causadoras de pedidos de demissão. Assim como baixo rendimento do funcionário, reclamações constantes, problemas internos com colegas de trabalho e/ou clientes, também são motivos de desligamento por parte do dono da fábrica. Independentemente dos motivos, o desligamento e a contratação de pessoas são operações que geram custos diretos e indiretos para a marcenaria. Tanto com o pagamento de verbas rescisórias, como arcando com treinamento de uma nova pessoa e/ou sofrendo queda na produção, descontentamento dos clientes, atrasos nas entregas, etc. Tendo em vista esse cenário, é hora de avaliar como está o turnover da marcenaria, detectar as principais causas e traçar estratégias para melhorar esse indicador. TIPOS DE TURNOVER Segundo a estrategista e desenvolvedora de carreiras, Thaís Lima, o turnover é de extrema importância, uma vez que identifica No Brasil, a rotatividade atingiu quase 40% em 2016, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Ministério do Trabalho iStock CUSTOS E PREJUÍZOS GERADOS PELO TURNOVER • Gastos com processo de recrutamento e seleção • Despesas com treinamento • Gastos em exames admissionais e demissionais • Perda de produtividade por falta de um funcionário • Acúmulo de funções • Despesas com verbas rescisórias • Sobrecarga dos demais funcionários • Desmotivação • Má reputação da empresa • Perda de qualidade nos produtos é um sinal de alerta para o gestor de que alguma coisa está errada. Nesse caso, é preciso uma avaliação cuidadosa para identificar os motivos que fazem que a marcenaria não consiga reter pessoas. Questões como baixa remuneração, desvalorização, insatisfação com o trabalho, falta de perspectiva de crescimento, entre outras, podem ser
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