Sob Medida 117
12 desafios. Além disso, questões de gestão opressora, desrespeitosa, fraca ou omissa, assim como pouco ou nenhum feedback, também contribuem para elevar esse índice. Entretanto, a especialista dá alguns conselhos para melhorar esses índices. “Existem medidas simples e de baixo custo que podem auxiliar na redução das taxas de turnover. A primeira delas é eleger alguém capacitado para conversar com as pessoas que estão pedindo para sair. A segunda é ter alguém mais presente no dia a dia das áreas que estão sofrendo mais rotatividade, mas não adianta ir um dia. O ideal é que essa pessoa fique vários dias acompanhando e participando das atividades para que possa, realmente, identificar o que pode estar acontecendo”, ensina Thaís. Uma terceira alternativa, segundo ela, é buscar construir canais de comunicação, sendo o feedback uma excelente oportunidade para isso. É muito importante que esta ferramenta não seja utilizada como algo de via única, ou seja, só o gestor fala. O gestor tem que realmente estar disposto e aberto a ouvir, bem como esse momento deve acontecer mais de uma vez ao longo do ano. O recomendado é uma vez por mês, o que nem sempre é possível devido à rotina corrida da marcenaria. COMO CALCULAR O TURNOVER Para calcular o índice de turnover da marcenaria, basta usar a seguinte fórmula: [(nº de demissões + nº admissões)/2] / nº de funcionários Por último, multiplique o resultado por 100 para obter a porcentagem. O recomendado é que o turnover seja inferior a 5% e resultados acima disso devem servir de alerta para a marcenaria. Por exemplo, considerando uma marcenaria que tenha 15 funcionários, sendo que foram feitas duas demissões e uma contratação, temos: Turnover = [2 + 1/2] / 15 Turnover = [3/2] / 15 Turnover = 1,5 / 15 Turnover = 0,1 * 100 Turnover = 10% Criação e incentivo da construção de um plano de carreira, capacitação, integração entre os funcionários, ações de reconhecimento, valorização e motivação costumam ser excelentes práticas para melhorar o turnover da empresa” THAÍS LIMA, ESTRATEGISTA E DESENVOLVEDORA DE CARREIRAS “Dar feedback e ouvir o funcionário são ações muito eficazes, desde que sejam reais e verdadeiramente feitas e aplicadas. O primeiro passo para qualquer ação ser eficaz é que ela não seja uma mera formalidade, pois isso acaba gerando descredibilidade e maior frustração entre os funcionários. Ainda no que diz respeito ao feedback, é importante que o mesmo não seja só negativo. É essencial que também sejam destacados os pontos positivos”, aconselha a estrategista de carreira. Segundo especialistas, um índice de turnover considerado ideal é de 5% (veja como fazer o cálculo no box). Entretanto, no Brasil, a rotatividade média das empresas atingiu quase 40% em 2016, ano em que a crise econômica esteve mais acentuada. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Ministério do Trabalho. Para as marcenarias, que ainda são afetadas pelo cenário econômico, desligar funcionários acaba sendo uma consequência da baixa demanda. Entretanto, há diversos custos envolvidos nisso, como pontuado no texto. O recomendado é sempre procurar ajuda de especialistas ou apoio do Sebrae para manter boa saúde financeira da marcenaria e não recorrer a demissão, exceto quando ela é realmente avaliada como necessária. Ŷ GESTÃO Divulgação
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