Sob Medida 117
15 É necessário se envolver mais, entregar mais, se preocupar mais. “Nesse sentido, o Marketing Social é uma forma de usar os conhecimentos e as táticas de mercado para apoiar, divulgar ou promover uma causa que beneficie a sociedade”, coloca Aline. Todavia, diferente do que muitos podem pensar, isso não é algo novo, mas uma prática existente há muitos anos. A especialista explica que na década de 1950, a Índia lançou campanhas sobre a importância do planejamento familiar. Na década de 1970, a Suécia criou campanhas para conscientizar a população sobre o uso do tabaco, e a Austrália fez inúmeras campanhas em prol do uso do cinto de segurança. Então, na década de 1980, o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos começaram a usar e divulgar o termo Marketing Social. AÇÃO PARA TODOS O Marketing Social pode ser feito por qualquer empresa, não apenas as organizações sem fins lucrativos ou governamentais. Grandes empresas como McDonald’s (McDia Feliz), Rede Globo (Criança Esperança) e Ypê (Florestas Ypê em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica) são exemplos de empresas que utilizaram o Marketing Social para promover uma ação em prol de uma causa social ou ambiental. O marketing tradicional e o marketing social estão altamente relacionados, o que muda é o objetivo final de cada ação. Portanto, deve-se ter em mente que o objetivo principal do marketing social é melhorar a vida das pessoas, seja contribuindo para a preservação do meio ambiente, promovendo educação ou saúde para a população, oferecendo conscientização sobre problemas que ainda não foram explorados, etc. Na prática, isso quer dizer que enquanto no marketing tradicional as marcenarias vão buscar atender as necessidades dos consumidores, por exemplo, de ter a cozinha dos sonhos, um quarto personalizado, móveis multifuncionais para otimizar espaço, entre outros, no Marketing Social elas utilizarão as mesmas técnicas de marketing, mas não para promover um produto ou serviço e sim uma causa, a fim de minimizar ou mitigar algum problema social. “As empresas que optam por praticar ações de Marketing Social encontram diversos benefícios, tais como: boa reputação perante os consumidores, clientes e todo o mercado; engajamento dos clientes da marca; é vista com bons olhos por possíveis investidores e, caso a empresa seja de capital aberto, por investidores em ações; realização dos colaboradores e gestores por fazer parte de uma empresa que se envolve em com causas sociais; ampliação da rede de parceiros envolvidos com a marca entre outros benefícios”, pontua Aline. Na definição do consultor do Sebrae-PR, Eduardo Bueno Netto, o Marketing Social é utilizar ferramentas do marketing tradicional para o divulgar ideias que promovam o bem-estar da sociedade como um todo Divulgação Sebrae Omarketing social e o marketing tradicional não são excludentes, ou seja, uma empresa pode optar por desenvolver ações de marketing social dentro do plano estratégico. Dessa forma, a empresa ampliará seu portfólio de ações, aumentando assim suas possibilidades de sucesso” ALINE BARBOSA PUBLICITÁRIA E DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO Neura Alves
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