Sob Medida 117
16 NA MARCENARIA O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), Eduardo Bueno Netto, ensina que o Marketing Social utiliza todos os conceitos do marketing tradicional, portanto a elaboração das estratégias e a linha de raciocínio é a mesma. Entretanto, o resultado é diferente, pois se obtém algum benefício para toda a sociedade e não somente o empresário que iniciou a ação. “O Marketing Social é tão mensurável quanto o marketing comercial, e ainda tem as mesmas metas, objetivos e planos estratégicos, mas vale lembrar que essa modalidade não envolve a comercialização de produtos. Internamente, a empresa terá uma sensação de bem-estar coletivo e aumento no senso de pertencimento e propósito para todos os colaboradores. Externamente se ganha com visibilidade de marca, além da associação da marca com algo benéfico para todos”, defende Netto. Dessa forma, a marcenaria que busca investir nesse campo deve, primeiramente, efetuar um planejamento tendo em vista que ações estão sincronizadas com o nicho de atuação. Por exemplo, fazer móveis para ONG’s, orfanatos e casas de acolhimento da região; ensinar a profissão para pessoas em situação de rua visando recolocação no mercado de trabalho ou doar produtos ou serviços para arrecadação de dinheiro para uma causa social. “A empresa deve planejar da mesma forma como ela elabora um plano de marketing para a venda de um produto, não há diferenças nesse ponto. Entretanto, ela deve ter, principalmente, a consciência de que não se deve comercializar em ações de marketing social. Empresas que tentam vender produtos junto com ações sociais não são bem- vistas, acabam com suas marcas e o prejuízo poderá ser significativo às suas imagens”, complementa o consultor do Sebrae. ESTRUTURAÇÃO E PLANEJAMENTO Para ajudar no planejamento do marketing social na marcenaria, a publicitária Aline Barbosa indica que o processo de planejamento deve ser criterioso e levado a sério por todos os envolvidos. Em primeiro lugar, a empresa precisa determinar o foco e o propósito da ação. Depois, olhar para o mercado para identificar e analisar iniciativas similares. Assim, poderá ter mais efetividade na ação e, eventualmente, se unir com outra empresa que já esteja fazendo algo similar e, unindo forças, o projeto tenha mais alcance. “Posteriormente, a empresa precisa selecionar qual será o público-alvo da sua ação. Recomenda-se que a empresa opte por mercados-alvo que estejam mais dispostos a reagir. Estabelecer metas e objetivos, assim como uma campanha de marketing tradicional e estabelecer o orçamento disponível. Ao desenvolver seu plano de ação, a empresa deve explicar os benefícios de forma convincente e atrativa, de forma a facilitar a adoção por parte do público”, ensina Aline. Além desses pontos, o gestor deve analisar o composto de marketing tradicional, conhecido como os 4P’s do marketing: determinar qual será o produto ou serviço oferecido, qual será o custo, a distribuição e como será a promoção dessa ação. Essa abordagem deve ser educativa, divertida e didática. Por fim, a marcenaria deve desenvolver também um plano para monitoramento e avaliação dos resultados da ação. A orientação é que as marcenarias tenham em mente que as ações de Marketing Social são complexas, exigem tempo, dinheiro, envolvimento de uma equipe e não podem ser vistas somente como caridade. Para a avaliação das ações, alguns critérios podem ser adotados, como: número de engajados na ação, velocidade em que as pessoas adotaram a ação, a continuidade do engajamento, o valor gasto por unidade de engajados e a ausência de consequências negativas na aplicação da ação. Ŷ O Mc Donald’s, por exemplo, promove o McDia Feliz e reverte parte do valor arrecadado com a venda do Big Mac para instituições de apoio à causa do câncer MARKETING Divulgação
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