Sob Medida 118

11 dos clientes; o poder de barganha dos fornecedores; e a ameaça de produtos ou serviços substitutos. “O embate das organizações dentro do ambiente competitivo, ou rivalidade entre concorrentes, compreende a análise de como a concorrência acontece no ambiente de negócios. A ameaça de novos entrantes analisa o quão aberto é o mercado para a entrada de novas empresas que disputarão os clientes, ou seja, que se tornarão concorrentes”, ensina Ritter Gomes. O poder de barganha dos clientes faz uma análise da força que o cliente tem para realizar os negócios com a organização, ou seja, outras opções de fornecedores e insumos, dando a possibilidade de que ele deixe de ser cliente. Já o poder de barganha dos fornecedores compreende a análise da dependência que a empresa tem de seus fornecedores e como se relaciona com eles. “A ameaça de produtos ou serviços substitutos trata da análise e identificação de possíveis produtos ou serviços que, ainda que não sejam concorrentes diretos, podem ocupar o espaço do que é produzido pela empresa em análise”, finaliza o professor. Confira no final da página essa representação. APLICAÇÃO PRÁTICA Quando Porter elaborou essa ferramenta, a intenção dele era possibilitar às organizações uma análise do ambiente ou segmento de mercado em que estão inseridas. Portanto, a partir da análise cuidadosa de cada uma dessas forças, os gestores conseguem perceber de que forma as organizações podem ser impactadas. O resultado da análise vai subsidiar a tomada de decisões estratégicas e planos de ação, no sentido de preparar a empresa para as possíveis ameaças identificadas. Dessa forma, criando estratégias para competirem e serem bem-sucedidos nos seus negócios. Segundo o professor da Universidade Positivo, a aplicação da ferramenta se dá a partir da análise de informações levantadas para cada uma das forças. Elas podem ser adquiridas em entidades especializadas (Sebrae, IBGE, sindicatos, associações, prefeituras, institutos de pesquisa, 1. RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES 3. PODER DA BARGANHA DOS FORNECEDORES 2. PODER DA BARGANHA DOS CLIENTES 5. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS 4. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES 5 FORÇAS DE PORTER Fonte: Adaptado de Porter (1979)

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