Sob Medida 118

13 em poucos ou muitos fornecedores. Perguntas a serem feitas: - Minhas matérias-primas e meus insumos são comprados de um só fornecedor? - Só existe um fornecedor para minhas necessidades? - Se eu precisar trocar de fornecedor, posso fazer isso com rapidez sem perder a qualidade? Ou seja, essa análise procura identificar quão preso a um ou mais fornecedores está a empresa em questão. Uma vez identificadas as ameaças, devem ser elaborados os planos de ação buscando reduzir ou anular a dependência. 5ª FORÇA Ameaça de produtos ou serviços substitutos: finalmente, ao analisar essa força a busca é pela identificação de saber se existem produtos ou serviços que tenham a capacidade de substituir os produtos ou serviços produzidos pela empresa em análise. “Para entender o que isso significa, lembre-se que há alguns anos as fotografias eram tiradas com máquinas fotográficas. Empresas como a Kodak, Cannon ou Fuji não poderiam imaginar que o mercado delas seria invadido pelos smartphones. Assim, um produto de um segmento totalmente diferente acabou por mexer em outro segmento bem específico”, contextualiza o professor. A partir da análise das forças que compõem o ambiente externo, a empresa poderá identificar como será o seu perfil desse momento em diante, mantendo o que já tinha definido ou alterando suas diretrizes. Para isso, deverá elaborar seus planos de ação visando a manutenção ou alteração de posicionamento. Com relação ao desenvolvimento do negócio, também é consequência do resultado da análise, pois as oportunidades aparecerão na medida em que as ameaças forem identificadas. Os mesmos planos de ação que visam manutenção ou alteração do posicionamento farão com que o negócio se desenvolva naturalmente. Uma análise do ambiente externo aplicando as “Cinco forças de Porter” permite que a empresa enxergue a sua realidade por uma perspectiva diferente. Marceneiro, que tal começar agora mesmo a fazer o seu planejamento? A tabela na parte superior da página apresenta uma forma simples de organizar cada passo da análise, em colunas para cada força. Ŷ FORÇA CARACTERÍSTICAS DO SEGMENTO PRINCIPAIS PARTICIPANTES AMEAÇAS PLANO DE AÇÃO Rivalidade entre concorrentes Ameaça de novos entrantes Poder de barganha dos clientes Poder de barganha dos fornecedores Ameaça de produtos ou serviços substitutos EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=