Sob Medida 118

14 MARKETING REDE PROFISSIONAL Já pensou em ter um perfil no LinkedIn? Entenda nesta matéria como essa rede social pode servir para os negócios da marcenaria Por Pedro Luiz de Almeida O LinkedIn é, atualmente, a maior rede profissional do mundo. De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, a rede possui mais de 650 milhões de usuários em 200 países. Somente no Brasil, conforme o estudo Brazil Digital Report, da McKinsey & Company, são mais de 30 milhões de pessoas conectadas, fazendo dos brasileiros o terceiro maior público do LinkedIn, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Criada por Reid Hoffman, em 2002, e lançada oficialmente em 2003, o LinkedIn foi vendido para a Microsoft, em 2016, por um valor de US$ 26,2 bilhões. Desde então, a rede social passou por uma série de mudanças e atualizações e, nos últimos anos, passou a captar ainda mais usuários, principalmente entre as empresas. Isso pode ser visto no relatório Social Media Trends 2019, da Rock Content, que aponta que 96,2% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. Desse grupo, 56,4% possuem perfil no LinkedIn. Entretanto, o relatório mostra um movimento crescente desde 2017, quando o montante era de 46,2%. Em contrapartida, as corporações que usam o Facebook, por exemplo, estão deixando a rede um pouco de lado. Esse cenário vai ao encontro de uma tendência da rede social LinkedIn: se tornar um ótimo espaço para gerar oportunidades de negócios. Diferente dos sites mais comuns, como Facebook e Instagram, nos quais o foco é mais postar o dia a dia e fazer contatos sociais, o LinkedIn tem foco no segmento B2B, ou seja, fazer parcerias de empresas/empresários com outros profissionais. Aproveitando o movimento, as marcenarias não devem ficar de fora do LinkedIn. Aquelas que desejam diversificar canais e apostar em uma nova estratégia de negócio para captar parceiros vão encontrar nessa rede social uma excelente ferramenta. Número de empresas brasileiras que usam o LinkedIn saltou de 46,2%, em 2017, para 56,4% em 2019 iStock

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=