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19 (por exemplo, para conciliação bancária), extrapolando os limites da empresa. “Com mais tempo e mais informação, é natural que o mercado comece a ser visto pelo marceneiro de forma inovadora. E o funcionário que sai de uma empresa e é empregado em outra, vai encontrar mais ou menos o mesmo padrão em funcionamento”, considera Santos, da Corte Certo. Atualmente, os softwares são soluções para todas as áreas da marcenaria. Cabe ao proprietário da mesma avaliar qual a melhor opção para o momento e tamanho do negócio e para qual área – projeto, produção ou gestão. “Não é só o tamanho da marcenaria que determina qual programa utilizar, mas sim para qual finalidade. Existem softwares com características que atendem melhor quem produz mais sob medida e que precisa de maior liberdade de criação”, aponta Hackmann, da DomusCAD. Ainda que um software de plano de corte seja o primeiro passo essencial para reduzir perdas e agilizar a produção, há muito mais que pode ser feito por eles. PROJETO Na primeira etapa da produção de um móvel sob medida, a agilidade e qualidade na elaboração dos projetos configuram como as principais forças competitivas de projetar as peças e ambientes em softwares. No entanto, de forma mais abrangente, a experiência proporcionada ao cliente representa um grande diferencial. E o consumidor quer cada vez mais experiência, por isso renders colaboram muito nesse sentido. “O envolvimento do cliente nos processos de escolha retrata uma tendência de mercado. Realizar uma simulação realística do ambiente desejado cria um vínculo muito forte com o sonho ou desejo de cada consumidor”, afirma o gerente comercial da Promob, Gustavo Oliva Azevedo. Além desses, ele também aponta a possibilidade de apresentação dos projetos em VR (Realidade Virtual), tecnologia já disponibilizada pela companhia. O Business Owner da Focco, Pedro Celso Ferreira, salienta que a principal vantagem de realizar a apresentação do projeto para o cliente “é a possibilidade de ele visualizar seu ambiente e alinhar sua expectativa, pois com a imagem consegue-se ter a ocupação dos espaços e distribuição dos móveis”. Dessa forma, apresentar um projeto com alta qualidade, passa uma boa impressão inicial da marcenaria ao cliente, aumentando as vendas. PRODUÇÃO Em relação ao tempo de produção, a marcenaria avança em um novo cenário, em que todas as informações estão interligadas. Segundo o gerente da Promob, o marceneiro entende os gargalos de seus processos e é nosso trabalho clarificar os caminhos e alternativas para atender suas demandas e expectativas para otimizar tempo, desperdício e erros. “Por exemplo: gerar projetos com orçamentação instantânea, gerar um plano de corte de forma instantânea, evitar erros de projeto e, consequentemente, retrabalho e desperdício de material, aproveitamento de sobras, enfim, vários cenários, várias soluções”, aponta. O tamanho da otimização de tempo e material que o marceneiro tem com o software de fabricação de móveis da empresa é grande e ocorre quando se tem a gestão integrada entre as aplicações. “Ou seja, o software de ambientes envia para o ERP o projeto com sua estrutura A Promob realiza pesquisas e estudos com envolvimento de clientes e parceiros para entender as características específicas do mercado das marcenarias ou sob medida Divulgação Promob Uma tendência é o marceneiro deixar de ser o faz-tudo para virar um gestor de sob medida ou algo assim: ele será o dono do cliente – tira as medidas, faz o projeto e fatura; usa a revenda como indústria para cortar, fitar e furar; e terceiriza a montagem dos móveis” JOERLY SANTOS CORTE CERTO
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