Sob Medida 118
38 CUSTOS R eduzir custos é um dos objetivos de quase todos os marceneiros. Afinal, assim sobra mais margem de lucro nos projetos e menos despesas para arcar. Entretanto, como fazer isso sem prejudicar a estrutura da empresa? A resposta para esse dilema passa por diversas etapas gerenciais do negócio, incluindo revisão da estrutura de custos, melhor precificação e, claro, mudanças na estrutura operacional da fábrica. De acordo com o consultor para o setor moveleiro, Cláudio Perin, para reduzir custos sem causar dano ao negócio, o marceneiro precisa, primeiramente, entender quais as atividades que geram valor para o cliente, seja no atendimento, no projeto, na qualidade, no tempo de entrega, enfim, descobrir o que o cliente valoriza em tudo o que oferece. Dessa forma, são essas atividades que precisam ser aperfeiçoadas. CONHECER PARA REDUZIR Precisando reduzir custos na marcenaria? Especialistas ensinam como fazer sem prejudicar o negócio Por Pedro Luiz de Almeida O custo de matéria-prima é praticamente o mesmo para todas as marcenarias. Por isso, o segredo está em como a operação é conduzida diariamente dentro da empresa. As marcenarias que conseguem controlar precisamente os próprios custos são aquelas commais produtividade” CLEANDRO NILSON GABSTER O que não fizer parte do valor, por outro lado, precisa ser atenuado ou suprimido, já que não se pode desperdiçar recursos naquilo que não é importante para o cliente. Nesse aspecto, o consultor pontua dois campos nos quais o marceneiro pode começar a redução de custos: plano de corte e tempo na casa do cliente. Uma marcenaria bem ajustada não desperdiça material e tem um ciclo de fechamento de pedidos mais rápido que a concorrência. “A velocidade do ciclo é um dos grandes responsáveis por um bom resultado operacional, desde que a qualidade seja mantida. Claro que existem outros como comprar bem, ter um projeto bem resolvido, mão de obra qualificada, mas eu começaria pelo plano de corte e tempo de montagem”, aconselha Perin. Ele acrescenta que controlar eventos no local do cliente é sempre mais Investimento em tecnologia garante mais produtividade na orçamentação, listagem de peças e comandos de produção. Ou seja, menos tempo dedicado para calcular orçamentos, emitir listagem de peça e detalhar o projeto para produção iStock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=