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39 difícil que dentro da marcenaria. O tempo de desenvolvimento de projeto pode também ser um gargalo, mas isso, orienta Perin, muitas vezes é um reflexo da indecisão do cliente em constantes alterações de projeto. Quanto melhor o serviço de pré-venda, menor será o nível de alterações. Ou seja, o projetista precisa entender as necessidades do cliente. “O tempo de suprimento já não é um problema impactante no cenário atual porque a cadeia moveleira tem evoluído bastante em logística e prestação de serviços como corte, bordeamento, etc. Hoje, o marceneiro tem alternativas e maior controle sobre projetos atrasados. Então, a solução passa por um projeto bem afinado e uma equipe ágil em sua execução, principalmente na fase externa que é a montagem”, frisa Perin. AVALIAÇÃO INTERNA Complementando o assunto, o consultor especializado no setor moveleiro, Vasco Martins, defende que qualquer número ou processo, para ser gerenciado, deve seguir o fluxograma: conhecer, controlar e reduzir. E com os custos isso não é diferente. Portanto, a primeira coisa a fazer é levantar todos os custos e despesas da marcenaria e classificá- los em fixos e variáveis (conhecer). “Somente após isso, conseguimos controlar os números. Finalmente, com os números da empresa controlados, e quando digo isso, quero dizer que não existem mais surpresas e se tem uma previsibilidade acertada. Então, partimos para redução. Pois com os números sob controle, conseguimos saber no que e quando atuar para obtermos sucesso na redução de custos e despesas”, começa Martins. De acordo com a experiência dele em consultorias no mercado moveleiro, um grande vilão do custeio e precificação em uma marcenaria está no processo orçamentário. Ainda existem muitas marcenarias que tem dificuldade em projetar e quantificar o orçamento do serviço. Nesse campo, é fundamental começar pelo básico e levantar todos os custos para precificar corretamente – leia no box “Acertando na precificação”. Visão partilhada por Perin. Ele acrescenta que a importância do custo é vital para que o preço seja ACERTANDO NA PRECIFICAÇÃO O cálculo do markup para definir o preço final de venda dos móveis pode ser considerado um grande aliado dos proprietários de marcenarias para identificar e mapear todos os custos fixos e variáveis, além da margem de lucro para definição do preço de venda dos móveis. Para obter o índice é preciso aplicar uma fórmula que leva em conta três variáveis: • Percentual das Despesas fixas (DF) • Percentual de Despesas variáveis (DF) - impostos (I) • Percentual de Margem de lucro desejada (LP) Agora basta aplicar os valores na seguinte fórmula: Markup = 100/100 – (DF + DV (I) + LP) Markup = 100/100 – (25 + 12 + 18)* Markup = 100/100 – (25 + 12 + 18) Markup = 100/45 Markup = 2,22 Desta forma, se o custo de produção for R$ 2.000,00, então é só multiplicar: Preço de venda = 2.000,00 x 2,22 Preço de venda = R$ 4.444,44. Em toda e qualquer área e processo de qualquer empresa pode- se conseguir redução. Redução de materiais, redução de tempo, redução de mão de obra, etc. Enfim, tudo acaba sendo redução de custo. Porém, isso é particular de cada empresa e realidade” VASCO MARTINS *valores meramente ilustrativos, cada marcenaria deve fazer o levantamento do próprio negócio
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