A importância das ‘personas’ para sua estratégia de vendas

Realizar a pesquisa de personas é a melhor maneira de conhecer e estreitar laços com seu consumidor, além de definir e alinhar o planejamento do seu negócio

Publicado em 30 de agosto de 2019 | 17:50 |Por: Portal eMóbile

Quando fazemos um estudo de personas, estamos fazendo um trabalho de identificação das necessidades, medos e desejos daquele consumidor. Antecipando assim as resposta e soluções do que pode ser feito para ele. Nesse estudo, identificamos, sobretudo, quais as dores desse cliente, onde ele está presente e quais estratégias vamos usar para falar com ele.

De nada adianta usar uma linguagem que não corresponde as personas que estamos querendo passar nossa mensagem. Quando temos esse estudo bem detalhado podemos falar com ele nas mídias certas no momento certo. Contudo, temos que ter muito claro que persona não é o mesmo que público-alvo.

No público-alvo identificamos nosso consumidor. Ele inclui todas as pessoas que podem vir a se interessar por nossos produtos e serviços. Na persona, por sua vez, identificamos quais as necessidades, anseios e expectativas. Conhecemos as características dessa pessoa a fundo, quanto mais detalhado for esse estudo, mais preciso será na definição das ações de marketing que devem ser trabalhadas para satisfazer esse consumidor.

“Podemos definir estudo de persona como uma entrevista detalhada sobre esse consumidor”

Em suma, a persona é um perfil de uma pessoa fictícia com características comuns do público-alvo. Ela é baseada nos dados reais do comportamento do público-alvo. Dessa forma, cria-se histórias pessoais, objetivos, preocupações e motivações.

Transformações digitais e os reflexos na comunicação

Através desse estudo fica mais fácil de definir o tipo de conteúdo a oferecer e também o tom de voz adotado. Você determina qual será a linguagem utilizada nas suas ações. Além disso, estabelece um plano de pautas a produzir e palavras-chave a utilizar no marketing de conteúdo.

O estudo de persona deixa seu produto ou serviço mais próximo do cliente e vice-versa. Afinal, quando o cliente identifica no produto tudo o que ele precisa ali começa a jornada de compra, assunto que vamos falar na próxima coluna.

Espero que goste do conteúdo e até a próxima!


Kika Fazollo

Formada em Logística pela UNOPAR, pós-graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Atuou por 15 anos em Marketing, Estratégias de Comunicação empresarial e ampliação de mercados, Gerenciamento de produção publicitária comercial em Agência de Publicidade, período em que coordenou e promoveu a divulgação tanto do Polo Moveleiro de Ubá, como da Femur (Feira de Moveis de ubá e região). Um case de sucesso deste período foi a criação da marca “Ubá - Móveis de Minas”, que ficou conhecida nacionalmente e até mesmo no mercado exterior. Atuou ainda no gerenciamento de uma loja de planejados na cidade de Ubá, por um período de quatro anos, o que lhe permitiu através do contato direto com o consumidor final interpretar e realizar sonhos de centenas de pessoas através de soluções em design e tendências. Desde 2016, a partir de sua experiência e visão macro, integra a equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile, levando ao mercado soluções em prestação de serviços e comunicação multiplataforma.

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