Como montar um plano de ação no combate ao desperdício

É a mais importante atitude para quem deseja solucionar problemas, porque oferece um caminho lógico e sistêmico frente ao desperdício

Publicado em 12 de setembro de 2019 | 20:28 |Por: Portal eMóbile

No desenvolvimento de nossa temática sobre os impactos do Lean Manufacturing dentro de uma organização, apresentamos nos capítulos anteriores a viabilidade técnico gerencial de se aumentar em até 50% a lucratividade do negócio, através do combate aos 8 desperdícios do Lean Manufacturing.

Dando sequência aos capítulos publicados, em um deles utilizamos o Gemba Walk para identificar os desperdícios causados pela existência de defeitos em produtos ou serviços. Lembrando que a filosofia LEAN procura conscientizar tanto empresários quanto colaboradores. E, sobretudo, de que é possível e podemos fazer “mais com menos” quando eliminamos os desperdícios.

O grande erro do administrador acontece quando o desperdício é aceito como algo natural dentro dos processos existentes. Neste caso, viramos as costas para enormes oportunidades de melhoria. Além disso, perdemos a postura comportamental da liderança.

Não aceitar o desperdício desperta a sensação de inconformismo, capaz de fornecer energia vital para o abandono da zona de conforto, onde entendemos que precisamos atuar através de ações bem dimensionadas em intensidade, foco e objetivo, para que tenham a eficácia de fato esperada.

Tal ação precisa ter um propósito definido, que seja capaz de canalizar a energia da iniciativa de uma maneira organizada. Elaborar um PLANO DE AÇÃO torna-se portanto a mais importante atitude para quem deseja solucionar problemas, pois, oferece um caminho lógico e sistêmico frente ao desperdício.

Resumidamente, um Plano de Ação efetivo sempre precisa de uma FINALIDADE, uma JUSTIFICATIVA, um EXECUTOR, um CRONOGRAMA, um FOCO DE ATUAÇÃO, um MÉTODO e algum tipo de RECURSO para este propósito.

Então chegou a hora de colocar a mão na massa. Identifique um defeito que te incomoda, reúna sua equipe de trabalho e trace seu plano de ação. Vista-se de entusiasmo e caminhe em direção ao pensamento LEAN. Estaremos aqui para te ajudar nos próximos passos.

Como montar um plano de ação

Para conferir todos os vídeos, acesse o canal da Revista Móbile no Youtube. Assine e ative o sininho para receber avisos sempre que houver atualizações.

 


Claudio Perin

Engenheiro mecânico formado pela Unicamp, pós-graduado em desenvolvimento gerencial e administração estratégica. Iniciou suas atividades na Promon Engenharia de onde partiu para o setor moveleiro. Ocupou diversos cargos de gerenciamento industrial em renomados fabricantes de móveis como Santos Andirá, Moval, Casa Verde, Irmol e Marabraz. Também foi professor universitário de administração de empresas e tecnologia moveleira na Unifev de Votuporanga (SP) por 4 anos, formando e capacitando profissionais líderes do setor. Com mais de 25 anos no setor moveleiro, construiu uma sólida carreira adquirindo profunda bagagem no ambiente fabril do mobiliário. Atualmente comanda as atividades do Portal do Montador e exerce atividades de consultoria estratégico-industrial tanto em fabricantes como em lojistas do setor moveleiro.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646