GEMBA WALK: identificando os oito desperdícios do Lean Manufacturing

Ferramenta aproxima a gestão e a operação, e pode ser utilizada na prospecção de problemas e oportunidades de melhoria do Lean Manufacturing

Publicado em 4 de julho de 2019 | 15:29 |Por: Júlia Magalhães

O Gemba Walk é uma ferramenta do Lean Manufacturing capaz de aproximar a gestão e a operação de um negócio. Também pode ser utilizada na prospecção de problemas e oportunidades de melhoria. Desta forma, pode ser valiosamente utilizada na identificação e no combate aos oito desperdícios do Lean Manufacturing.

A ferramenta baseia-se em 8 passos distintos durante sua aplicação, sendo eles:

1) Registre no papel qual é o objetivo de sua caminhada para hoje, ou seja, qual processo pretende observar. Não tente resolver tudo em uma única visita, isso nunca funciona.

2) Certifique-se que conhece ou entende o processo que vai observar, caso contrário prepare-se. Escolha um local isolado e discuta com o responsável pelo processo. Peça para ele explicar em detalhes como funciona o evento que será observado.

3) Defina qual será o tempo de duração dessa visita, não abrevie nem estenda sua caminhada mais que o necessário para os objetivos estabelecidos.

4) Observe o exato momento em que o VALOR é criado, isso sob a óptica do cliente. VALOR é aquilo que seu negócio faz e que o cliente valoriza em termos do produto ou serviço oferecido.

5) Observe a qualidade do processo ou serviço executado, o que entra e o que saí, bem como os recursos utilizados. E também, quem está envolvido neste contexto e qual seu nível de domínio sobre a execução.

6) Classifique a performance do processo atual comparativamente com o processo idealizado como teoricamente perfeito.

7) Tente estabelecer a distância entre estes dois mundos e mentalize o que seria necessário para atingir o processo ideal, em termos de recursos ou investimentos.

8) Imagine uma situação intermediária e alcançável entre estes dois mundos, que exija menores recursos, mas que possa ser estabelecida de maneira mais rápida ou ainda com maior facilidade.

Gemba no Lean Manufacturing

Confira abaixo este processo explicado por vídeo, com dicas extras.

No próximo vídeo voltaremos para tratar de aspectos importantes sobre o primeiro dos 8 desperdícios do Lean Manufacturing em seu negócio, o desperdício dos defeitos. Nele, abordaremos a identificação e o combate a este desperdício do Lean Manufacturing.


Claudio Perin

Engenheiro mecânico formado pela Unicamp, pós-graduado em desenvolvimento gerencial e administração estratégica. Iniciou suas atividades na Promon Engenharia de onde partiu para o setor moveleiro. Ocupou diversos cargos de gerenciamento industrial em renomados fabricantes de móveis como Santos Andirá, Moval, Casa Verde, Irmol e Marabraz. Também foi professor universitário de administração de empresas e tecnologia moveleira na Unifev de Votuporanga (SP) por 4 anos, formando e capacitando profissionais líderes do setor. Com mais de 25 anos no setor moveleiro, construiu uma sólida carreira adquirindo profunda bagagem no ambiente fabril do mobiliário. Atualmente comanda as atividades do Portal do Montador e exerce atividades de consultoria estratégico-industrial tanto em fabricantes como em lojistas do setor moveleiro.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646