Marketing digital: desafios e oportunidades

Embora marketing digital apresente crescimento contínuo, 80% das empresas ainda está engatinhando neste universo, revela pesquisa

Publicado em 26 de junho de 2019 | 09:30 |Por: Portal eMóbile

Quando falamos em marketing digital podemos perceber que ele está andando na contramão da crise. Ele vem crescendo há anos e tomando cada vez mais corpo e formas. Mas, quando voltamos nosso olhar para o marketing digital dentro das empresas esse processo ainda está num estágio inicial. Seguindo um estudo da Digital Marketing Readiness, 80% das empresas ainda está engatinhando nesse mundo digital.

Entender a mudança no livro de regras nos aproxima dos consumidores e nos estimula a adequar a ele. Antigamente saíamos de nossas casas para procurar o produto, líamos os rótulos, procurávamos informações com quem os vendia. Hoje, no entanto, quando chegamos as prateleiras já temos todas as informações desse produto. Além disso, muitas vezes nos deparamos com vendedores menos preparados que nós para falar do produto.

Em relação ao acesso que temos a essas informações, podemos definir o marketing digital como permissivo. Em contrapartida, antes da era digital, como invasivo. Hoje o consumidor permite que a marca chegue até ele. Sobretudo, ele busca e decide interagir ou não com ela.

Anteriormente, a marca entrava em nossas casas através dos meios de comunicação e nós não tínhamos o controle de, naquele momento, optar por outra mídia. Em outras palavras, quando estávamos assistindo a um programa de TV e entrava no comercial, não tínhamos a opção de assistir outro comercial que não fosse aquele. Com essa mudança nós nos identificamos com algo e nós escolhemos que marca, anúncio e que informações queremos dele.

O desafio das marcas hoje é se tornar cada vez mais atrativas para que o consumidor. Fazer com que ela esteja presente nos seus desejos de consumo e posteriormente que esse consumidor tenha uma experiência única e positiva com o seu produto. Desta forma, esse consumidor se tornará “advogado” de sua marca. Afinal, sabemos que o poder de defesa da marca está cada dia mais nas mãos de quem a consome.

Então o desafio das empresas é tornar a jornada de compra em uma experiência positiva e assim teremos um retorno valioso para nossa marca.


Kika Fazollo

Formada em Logística pela UNOPAR, pós-graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Atuou por 15 anos em Marketing, Estratégias de Comunicação empresarial e ampliação de mercados, Gerenciamento de produção publicitária comercial em Agência de Publicidade, período em que coordenou e promoveu a divulgação tanto do Polo Moveleiro de Ubá, como da Femur (Feira de Moveis de ubá e região). Um case de sucesso deste período foi a criação da marca “Ubá - Móveis de Minas”, que ficou conhecida nacionalmente e até mesmo no mercado exterior. Atuou ainda no gerenciamento de uma loja de planejados na cidade de Ubá, por um período de quatro anos, o que lhe permitiu através do contato direto com o consumidor final interpretar e realizar sonhos de centenas de pessoas através de soluções em design e tendências. Desde 2016, a partir de sua experiência e visão macro, integra a equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile, levando ao mercado soluções em prestação de serviços e comunicação multiplataforma.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646