Seu negócio precisa de você hoje

“Hoje é sempre o dia mais importante de um negócio”, frisa especialista em inteligência de mercado, Marco Kumura

Publicado em 15 de julho de 2019 | 11:25

O grande pintor espanhol Pablo Picasso tem uma célebre frase que tenta decifrar os mistérios do tempo. Segundo ele, “não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte”. Aceitei o desafio de escrever esta coluna porque acredito piamente que hoje é sempre o dia mais importante de um negócio.

Neste espaço, pretendo desenvolver ideias e conceitos que afetam o universo do varejo moveleiro dos nossos dias. O que moverá este singelo projeto de comunicação é apoiar os que trabalham de sol a sol, os que lutam para atingir suas metas. Metas, que quando atingidas, mantém nossos melhores sonhos vivos e realizáveis.

É claro que entender a marcha dos acontecimentos é um sinal de inteligência. É preciso sempre ficar atento à memória do mercado, o que ela nos conta, o que deu certo, o que deu errado. Um olhar ao passado estabelece as referências nas ações de nosso presente.

E as lições não estão apenas no segmento moveleiro. Na ciência da gestão, muitas vezes vamos buscar cases, histórias e referências de outras atividades ou de outros setores empresariais. Por isso, elas estarão sempre no nosso radar.

O futuro também nos interessa porque nos instiga a nutrir a capacidade de antever as mudanças de mercado e de desenvolvermos habilidades de adaptação de nossas empresas, maximizando nossa competitividade e garantindo o progresso. Um olhar para o futuro estabelece um horizonte para ser trilhado nos dias de hoje.

As tendências do varejo, de forma geral, debatidas por especialistas em publicações, livros e grandes eventos corporativos serão discutidas neste espaço. Estas informações são um manancial muito rico para o aprendizado e para o desenvolvimento do conhecimento que, por consequência, possibilita aos executivos e empresários uma maior segurança no processo de tomada de decisão.

Decidir em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo é um desafio para empresários e executivos. E é exatamente este desafio que guiará a elaboração desta coluna, ao estudar os mercados, indicar referências, mostrar potenciais de crescimento ou mesmo ameaças para seus negócios de forma simples e direta.

Ousaria dizer que em nenhum outro tempo a análise de todo o volume de informações que temos à disposição foi tão vital para definirmos nossas expectativas, nossos rumos e nosso planejamento. É no presente que você vai se relacionar com fornecedores, clientes e parceiros, moldando e adaptando seus negócios. E pretendemos fazer a diferença em sua vida e em seu trabalho.

Quando vemos os exemplos de sucesso da IKEA, rede sueca de móveis, que estabeleceu novos padrões para a experiência do usuário. E também a gigante online Amazon, que se tornou uma referência nos canais de vendas digitais. Ou mesmo qualquer outra marca de movelaria que concorre diretamente com seu negócio, temos que admirá-los e admitir que fizeram muito bem o seu trabalho. E principalmente, buscar reflexão e entendimento, pois já atuaram em escalas muito menores por um bom tempo e podem ser grandes professores neste mar revolto do livre mercado.

Vamos desconstruir as falsas verdades absolutas que se transformam em armadilhas no planejamento de longo prazo e na gestão diária do seu negócio.

Vamos aprender juntos que operações online e offline não são concorrentes. São complementares. Que criar experiências de consumo para o cliente são essenciais para converter o movimento em vendas. Que o uso da tecnologia deve ser um meio para um fim, e não um fim em sim mesmo. Que o “jeitão” foi substituído pela “gestão”, e que na maioria das vezes, para ter sucesso basta fazermos o “básico bem feito”.

Enfim, vamos construir conhecimento juntos. Conhecimento pragmático que você vai aplicar no cotidiano do seu negócio. Às vezes é preciso pensar muito para entender que as lições mais simples são as que alcançam os melhores resultados.

Vamos juntos compreender melhor o varejo moveleiro brasileiro, com a convicção de transformá-lo em um segmento mais preparado e muito mais próspero.

Respeitar o passado, se inspirar no futuro, e principalmente, confiar e agir no presente. São os preceitos que irão reger este nosso exercício quinzenal.

Até a próxima!

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