Transformações digitais e os reflexos na comunicação

Empresas podem aproveitar tecnologia e comportamento do consumidor online para estreitar relações B2C

Publicado em 19 de julho de 2019 | 08:49 |Por: Portal eMóbile

Com as transformações digitais, fica mais clara a mudança no poder entre varejista e consumidor. Em resumo, antes os consumidores contavam com uma marca ou fonte de informações para obter o que queriam. Agora, entretanto, as empresas se viram diante da necessidade de se reinventar constantemente. Além de reduzir preços e inovar cada vez mais na forma de atrair consumidores.

Com as informações disponíveis com o toque de um botão, esses consumidores consideram a disponibilidade algo normal para suas pesquisas e compras. Com isso aumenta a exigência em relação ao conteúdo.

Numa era em que cada vez mais todos nós somos especialistas e temos a força de nos posicionar diante de nossas experiências de consumo, o que as empresas e marcas têm a seu favor é a “compulsividade” muito presente no cotidiano dos consumidores.

Um outro ponto que precisamos levar em consideração é a mudança de estilo de vida que cada vez mais exige uma urgência. Há um imediatismo para que produtos e marcas possam atender suas expectativas. Num mundo acelerado e conectado as pessoas procuram experiências sem atritos que combinem com essas mudanças para que possam dedicar mais tempo às suas vidas profissionais e sociais.

Na última década a tecnologia evoluiu. Deixou de ser apenas um facilitador da comunicação, possibilitando assim interações multidimensionais e experiências coletivas. Essa evolução continuará moldando como nos conectamos e colaboramos com nossos amigos, colegas e, cada vez mais, desconhecidos. Criando e vivendo tudo “juntos digitalmente”, enquanto estamos separados. Pessoas que nunca se viram pessoalmente, nunca conviveram, mas que através de troca de experiências se tornam “intimas”. Sobretudo, dividem momentos e vivências que se identificam.

Seu negócio precisa de você hoje

A comunicação profissional evoluiu para incluir vídeos, comunicações de documentos em tempo real e reuniões virtuais, por exemplo. Desta forma, é possível a participação de pessoais espalhadas pelo mundo. Barreiras foram rompidas e por mais que o presencial tenha seu “peso”, não podemos mais usá-lo como única possibilidade. As empresas estão respondendo a esse movimento com investimento em tecnologias que possibilitam essa interação. Entretanto, o tempo todo fica a sensação de que não estão aptas diante da velocidade dessas mudanças.

Por outro lado os consumidores estão usando para compartilhar suas vidas pessoais plataformas digitais para criar e participar de atividades em conjunto. Nessa roda, o tempo todo, as marcas estão sujeitas a se fazerem presentes através desses consumidores que vão usar suas experiências “julgando” seus produtos.

E você, está atento às transformações digitais e mudanças no comportamento do consumidor?


Kika Fazollo

Formada em Logística pela UNOPAR, pós-graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Atuou por 15 anos em Marketing, Estratégias de Comunicação empresarial e ampliação de mercados, Gerenciamento de produção publicitária comercial em Agência de Publicidade, período em que coordenou e promoveu a divulgação tanto do Polo Moveleiro de Ubá, como da Femur (Feira de Moveis de ubá e região). Um case de sucesso deste período foi a criação da marca “Ubá - Móveis de Minas”, que ficou conhecida nacionalmente e até mesmo no mercado exterior. Atuou ainda no gerenciamento de uma loja de planejados na cidade de Ubá, por um período de quatro anos, o que lhe permitiu através do contato direto com o consumidor final interpretar e realizar sonhos de centenas de pessoas através de soluções em design e tendências. Desde 2016, a partir de sua experiência e visão macro, integra a equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile, levando ao mercado soluções em prestação de serviços e comunicação multiplataforma.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646