Prêmio Salão Design tem 104 finalistas

Neste ano, premiação tem concorrentes do Brasil, Argentina e Uruguai

Publicado em 15 de outubro de 2019 | 09:14 |Por: Everton Lima

O Prêmio Salão Design, principal premiação brasileira de design de mobiliário, anuncia a aprovação de 104 projetos para a etapa final desta edição. Nas últimas duas semanas, os jurados técnico-funcionais avaliaram um a um os 827 projetos inscritos por estudantes e profissionais de nove países. Os aprovados são concorrentes do Brasil, Argentina e Uruguai.

Esse primeiro grupo de jurados foi formado por acadêmicos e profissionais do design. Coube a eles analisar as condições técnicas dos projetos inscritos e aspectos como segurança, materiais utilizados, viabilidade produtiva e sustentabilidade.

O grupo foi formado pela diretora técnica no Centro Brasil Design, Ana Brum; a professora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos; o Head Designer do Grupo K1, Mateus Conceição; o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, Ricardo Dal Piva e a presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores, Silvana Carminati Heckman.

– Promob dá dicas de aplicativos para marcenaria

Nessa edição, não houve categorias para acessórios e iluminação, podendo ser inscritos apenas projetos de mobiliário. As cinco categorias passaram a ser chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.

Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas.

Etapa final de julgamento

Na fase final de julgamento, em janeiro de 2020, os finalistas enviarão seus produtos em escala real para a cidade de Bento Gonçalves (RS), onde está a sede do Sindmóveis – entidade promotora do Prêmio Salão Design.

Para a definição dos vencedores, entrará em cena um novo grupo de jurados estético-criativos. São eles: a crítica, historiadora e curadora de design, Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o designer multipremiado, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor, Freddy Van Camp; a artista plástica e designer, Heloísa Crocco; e a diretora de conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu.

Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988. Nessa edição, o prêmio é de R$ 10 mil para profissionais e R$ 6 mil para estudantes.

A cerimônia de premiação e mostra de produtos será na Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves. Os vencedores participam, ainda, de mais uma exposição no próximo ano, durante o São Paulo Design Weekend.

Para conhecer os finalistas, acesse www.salaodesign.com.br/blog.

(com informações da assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646