Biesse apresenta inovações tecnológicas para transformar fábricas na Ligna 2019

Biesse apresenta na Ligna 2019 inovação tecnológica que transforma a fábrica em um lugar melhor

Publicado em 30 de maio de 2019 | 16:13 |Por: Thiago Rodrigo

Um estande de 6 mil m² de automação e interconexão digital, 49 tecnologias em ação, entre soluções de processo completamente automatizadas e 50 anos de inovação tecnológica a comemorar, em nome do futuro. Com esses números, a Biesse mostra na Ligna o futuro da indústria de móveis em que a mente criativa do homem encontra as infinitas capacidades da máquina: “do sucesso da união entre essas duas entidades nascem oportunidades e vantagens ligadas à robotização e à fábrica digital”, enfatiza a Biesse – a feira começou segunda (27) e encerra amanhã (31) em Hannover, na Alemanha.

Graças a aliança entre homem e máquina, a produção se torna interconectada e completamente automatizada, dando vida à fábrica inteligente. São três linhas de processo exibidas que apresentam os resultados que uma produção personalizada e flexível é capaz de realizar. “Levando em conta o cliente e as suas exigências produtivas, diferentes quanto às dimensões da empresa e as necessidades, as três solução se distinguem por quantidades de painéis produzidos por turno, mas têm em comum os mesmos altos níveis de desempenho, em termos de qualidade, eficiência e flexibilidade”, o diretor de vendas da divisão madeira, Federico Broccoli.

“O homem, instaurando uma união perfeita com o robô e a máquina, é capaz de aproveitar uma das principais tendências do mercado, a robotização, para aprimorar os seus negócios. Na era da automação, as inovações tecnológicas permitem criar novos modelos de negócios baseados em uma produção automatizada e interconectada”, acrescenta.

“Na Biesse, acreditamos não apenas em uma fábrica mais inteligente e eficiente, mas em uma fábrica concebida como “a better place to live” (um lugar melhor para viver), onde a ação do ser humano é valorizada e as suas atividades obtêm maior valor. É por isso que a Biesse apoia e acompanha o cliente para que possa enfrentar este novo desafio digital, colocando à disposição competência tecnológica de alto nível e décadas de experiência, em qualquer lugar do mundo”, conclui Broccoli.

Divulgação Biesse

Biesse na Ligna 2019

Biesse mostrou integração entre homem e máquina

Máquinas da Biesse

Por esse motivo, sete ROS (Robotically Operated System) operam com as máquinas operacionais de corte, furação, polimento e CNC. Os ROS, caracterizados pelos volumes reduzidos e inseridos no fluxo de produção com extrema flexibilidade, otimizam os ciclos de processamento e combinam versatilidade, eficiência e elevado retorno do investimento.

São, no total, 49 tecnologias em ação, destinadas a todas as empresas manufatureiras, de grandes fábricas, com volumes elevados de produção, a empresas que buscam flexibilidade e personalização, e pequenas empresas que podem se transformar em verdadeiras “fábricas inteligentes”.

Os centros de trabalho Rover se renovam com uma solução nova e mais avançada das bancadas de trabalho FPS (Feedback Positioning System), capaz de garantir maiores rendimentos em termos de velocidade, produtividade e segurança às novas coladeiras de borda: Stream A Smart e a Akron 1100.

Digital Hub

No centro do estande é colocado o Digital Hub, o centro do novo mundo digital, criado para acompanhar o cliente em um percurso que mostra as diferentes fases de construção de uma fábrica 4.0, com a simulação dos processos e processamentos, os softwares para a concepção, otimização e programação das unidades de produção e, enfim, apresentando os diversos serviços disponíveis para monitorar o avanço e aumentar a produtividade e todos os serviços oferecidos pela Sophia.

O futuro do setor moveleiro

A Sophia é uma plataforma IoT, concebida em colaboração com a Accenture e desenvolvida para Microsoft Azure, capaz de disponibilizar uma vasta gama de serviços para simplificar e otimizar a gestão do trabalho. Hoje, passados menos de dois anos do lançamento da plataforma, a meta da Biesse de mil máquinas conectadas já foi alcançada.

A colaboração com a Accenture e a Microsoft é uma das parcerias mais importantes projeto Partner in Automaction: concebido a partir do compartilhamento dos princípios e das missões tecnológicas através do uso de processos digitalizados e interconectados, de quatro marcas internacionais, o objetivo do projeto é atender da melhor forma os clientes e guiar a sua evolução em fábricas 4.0.Biesse na Ligna 2019

Com a Elettric80 e a Bema, a Biesse aproveita a oportunidade de poder integrar em uma fábrica digital e interconectada, sistemas de vanguarda capazes de garantir a eficiência e a segurança que o sistema industrial automatizado contemporâneo exige. A Biesse também confirma e reforça a relação entre homem e robô com a parceira na realização de sistemas robotizados integrados, Bacci Automation, que produz robôs para o manuseio dos painéis.

“Estamos vivendo uma verdadeira revolução, uma passagem industrial do ferro à digitalização, como eu gosto de descrever, que precisamos continuar a administrar da melhor forma para poder crescer ainda mais. Estamos no início de um novo mundo que certamente trará benefícios. Hoje falamos uma nova língua, a língua dos jovens engenheiros, que têm uma abordagem completamente diferente daquela que conhecíamos e que, junto com a experiência das pessoas que fazem parte da empresa há alguns anos, permite desenvolver novas e importantes competências”, o CEO da Biesse Group, Roberto Selci.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646