Congresso Nacional Moveleiro: rodadas de negócios

Âncoras varejistas e importadores de 20 países marcam presença em rodadas nacionais e internacionais

Publicado em 4 de setembro de 2019 | 08:25 |Por: Júlia Magalhães

Nesta terça-feira (3), o Congresso Nacional Moveleiro abriu as portas em Arapongas (PR), com indicativos promissores. Empresários, lojistas, representantes comerciais e profissionais de design participam até esta quinta-feira (5) de palestras e debates.

Em suma, os conteúdos são correlatos ao tema geral do evento que, em sua 10ª edição, aborda inovação. “Na era da transformação digital: os modelos de negócios e a inovação pelo significado na indústria moveleira”.

Palestra da Móbile acontece hoje no Congresso Nacional Moveleiro

Além disso, durante os três dias, das 14 às 20h, os participantes do evento interagem com a segunda edição da MostraMóveis. O evento organizado pelo Expoara e conta com 65 estandes de indústrias moveleiras. De acordo com a presidente do Expoara, Rosana Belo, o papel da Mostra é potencializar negócios e ampliar resultados do setor. Com foco, sobretudo, nas vendas que se intensificam na Black Friday e final do ano.

Congresso Nacional Moveleiro

MostraMóveis - Congresso Nacional Moveleiro

MostraMóveis reúne 65 estandes de indústrias moveleiras

Arapongas: força do setor moveleiro

De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e coordenador do evento, Irineu Munhoz, o setor moveleiro é estratégico para o Estado. Gera 34 mil empregos diretos, o que representa 5,6% do número de postos de trabalho na indústria de transformação. Arapongas, por sua vez, é o município de destaque na geração de postos de trabalho no setor.

“A indústria moveleira possui uma representatividade de 32% em relação a todos os outros setores industriais do município. Muitas empresas têm se capacitado para exportar mais. Temos certeza que fecharemos este ano com crescimento em relação ao anterior.”

O Congresso é propulsor para isso. Afinal, a partir de hoje (4) haverá rodadas de negócios nacionais entre indústrias moveleiras e âncoras varejistas. E também, rodadas internacionais com a presença de importadores de 20 países, das 14 às 18h.

Congresso Nacional Moveleiro

Congresso Nacional Moveleiro

vice-presidente da Fiep e coordenador do evento, Irineu Munhoz

O responsável pela organização das rodadas de negócios com o mercado nacional, Rubens Negrão destaca a importância da ação. De acordo com dados da Fiep, atualmente, 96% das indústrias do setor no Estado são formadas por micro e pequenas empresas.

“Estamos trazendo para as rodadas compradores das regiões Sul e Sudeste, com direcionamento para empresas que possuem plataformas digitais de E-commerce. Incentivando, assim, a abertura de novos mercados para as empresas do polo.” Negrão é consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Projeto Comprador Congresso Nacional Moveleiro

Já as rodadas de negócio internacionais tratam-se da iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Ação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O Projeto Comprador possibilita a interação entre fabricantes brasileiros de móveis, participantes do Projeto Brazilian Furniture e expositores, com compradores internacionais. A diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, destacou a importância da realização do Congresso aliado à exposição de produtos da indústria o setor e rodadas de negócios nacionais e internacionais.

“Não há evento no país que reúne todas estas pré-condições, unindo capacidade reflexiva gerada pelo Congresso com a realização de negócios para mercados interno e externos em um dos maiores polos nacionais do setor moveleiro.”

Para acompanhar cobertura completa, fique de olho aqui no eMóbile e nas nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Instagram, TwitterFacebook.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646