Mudança da data da Movelpar é reflexo da concorrência e dos desafios do mercado

Próxima edição da feira do setor moveleiro de Arapongas (PR) será realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2021

Publicado em 22 de março de 2019 | 17:00 |Por: Cleide de Paula

Feira do setor moveleiro tradicionalmente realizada bianualmente em março, a Movelpar foi agora realocada para o começo do ano. Sua próxima edição, a 13ª, será entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2021, no Expoara Centro de Eventos, localizado no polo moveleiro de Arapongas (PR). Mais do que uma simples antecipação no calendário, a mudança é reflexo de um novo contexto econômico – mais concorrido, incerto e arriscado para as empresas do setor de móveis.

Movelpar 2019 encerra com negócios e visitação acima da expectativa

A diretora da Móveis Belo e atual presidente do Expoara, Rosana Belo, conta que grande parte das fabricantes de Arapongas e demais empresas que expõem na Movelpar reivindicam nos últimos tempos o adiantamento da feira para o início do ano. A demanda tornou-se evidente após uma enquete ter revelado que cerca de 80% das participantes eram favoráveis à alteração.

Até nós realizarmos a Movelpar em março, quantas mostras itinerantes e regionais já não ocorreram entre janeiro e fevereiro?

“Até nós realizarmos a Movelpar em março, quantas mostras itinerantes e regionais já não ocorreram entre janeiro e fevereiro? A Movelpar estava chegando muito depois destes eventos. Embora março tenha se tornado o mês tradicional, o mercado muda e temos que estar atento a isso. Além disso, com toda nossa situação política, muito mudou. Antes as empresas tinham mais fôlego para aguentar os três primeiros meses, trabalhava-se com outra margem. Agora o volume de venda diminui e as dificuldades aumentaram. Por isso precisamos antecipar os negócios”, afirmou a empresária.

A transposição de março para janeiro da feira do setor moveleiro do norte paranaense, de acordo com Rosana, irá conferir mais velocidade às negociações e evitar o “desperdício” de tempo entre o elevado consumo do final de um ano até o término do primeiro trimestre do próximo.

“A alteração irá antecipar a exposição dos lançamentos da indústria. Uma feira em março vai gerar negócio só em abril, então já perdemos quatro meses no ano. Para alcançarmos uma velocidade na realização de negócios, também temos que antecipar a chegada dos produtos no varejo. As lojas se preparam para o Natal, e depois terá que repor o estoque. Muitas fazem esta reposição na Movelpar, mas elas não aguentam ficar até o final de março segurando a decisão de compra”, diz.

Confira a galeria de fotos da feira do setor moveleiro Movelpar 2019

Os expositores da Movelpar 2019 repercutiram positivamente a alteração. Para o diretor comercial da Poquema, Marco Poliseli, a realização do evento no período que antecede o Carnaval irá facilitar as negociações, uma vez que o feriado costuma frear o consumo de móveis nos pontos de venda.

“Leva-se tempo até fechar o negócio, produzir, entregar para o cliente distribuir. Temos aí um tempo de logística, então quanto antes fizermos isso, mais eficiente seremos e melhor será feita a reposição de produtos. A Poquema deu uma segurada nas vendas em março, resultado da expectativa para feira e do Carnaval. O consumidor no Carnaval, quer passear e se divertir, não comprar. Neste período ele tem outros gastos, como parcelas de material escolar e impostos, o que compromete seu o orçamento”, comenta Poliseli.

Compartilha do mesmo ponto de vista o diretor comercial da Temda Estofados, Marcos Istaki. Para ele, a nova data da feira do setor moveleiro irá acelerar o consumo no começo do ano e também a produção das indústrias fornecedoras. “No início do ano já pegamos o bonde andando, já aquecidos das vendas de fim de ano, aí deslancha. Se é em março, foram-se três meses do ano, restando nove para correr atrás. Pegando no começo de janeiro ficaremos um pouco apertado sim, no que se refere ao desenvolvimento dos produtos, mas pro desenrolar do ano é bem melhor”, opina.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646