Homag exibe soluções digitais para produção de móveis na Ligna 2019

Multinacional alemã ocupa todo o grande pavilhão 14 da feira com máquinas, softwares e inovações para o setor moveleiro

Publicado em 28 de maio de 2019 | 15:27 |Por: Thiago Rodrigo

Na Ligna 2019, a Homag apresenta máquinas, software e inovações para o setor moveleiro. Tanto pequenas empresas de marcenaria quanto grandes companhias industriais conferem, nos mais de 5 mil m² de estande, as novidades da empresa na feira em Hannover que iniciou ontem (27) e segue até sexta-feira (31).

Tecnologias da Indústria 4.0 para a individualização de móveis

A partir do slogan da “Sua solução” (no inglês “Your Solution”), a empresa exibe conceitos de soluções integradas, que capacitam empresas de pequeno a grande porte a atender as exigências de móveis do mercado atual e a seguir as tendências do futuro. O InnovationCenter é o espaço da Homag na Ligna 2019 para os visitantes conhecerem os marcos tecnológicos da fabricação de móveis através do tempo. No entanto, a empresa também olha para frente.

Soluções para a marcenaria

Com uma abordagem global a partir de peças individuais, a Homag aborda questões fundamentais especialmente para marcenarias artesanais. Quais são as possibilidades concretas que a digitalização oferece às empresas de pequeno e médio porte hoje? Quais assistentes e recursos simples podem ajudar o marceneiro no seu trabalho diário? Como cada empresa pode encontrar a base certa para a sua oficina do futuro? Hoje, a empresa tem soluções que podem ser efetivamente implementadas, como:

– Transferência de dados de produção para máquinas, como para uma seccionadora na forma de planos de corte otimizados, por exemplo, já é uma realidade em muitas empresas atualmente.

– Os sistemas de assistência, que simplificam significativamente o trabalho, também estão se consolidando. Um exemplo: os “intelliGuide” da Homag, que mostram ao operador nas máquinas quais são as próximas etapas que ele deve executar.

– O próximo passo são sistemas de assistência baseados em software para postos de trabalho manual. Assim, os desenvolvimentos digitais desse tipo também oferecem às empresas uma possibilidade real para lidar com a falta de mão-de-obra qualificada, que é um grande problema enfrentado atualmente no setor em geral.

Inovações da Homag na Ligna 2019

Complementando os recursos já existentes, a Homag na Ligna 2019 disponibilizará ferramentas adicionais capazes de auxiliar nos processos e simplificar o trabalho diário das empresas sem a necessidade de incorrer em custos elevados.

O ponto mais importante, no entanto, segundo a companhia, é: em nenhum dos casos o usuário precisará investir em um sistema completo, podendo optar por máquinas, hardware, aplicações e apps individuais que comunicam-se entre si e integrando-os de forma ideal à empresa.

O resultado concreto os visitantes descobrem ao vivo na feira em Hannover, mas também aqui no Portal eMóbile. Com base em dois novos conceitos de células integradas, a Homag apresenta soluções especialmente projetadas para marceneiros.

Ingressar na digitalização

Quase todas as empresas deparam-se um dia com a pergunta: “Qual é a melhor maneira de começar?” Para esse caso, a Homag oferece soluções simples que permitem ao usuário ganhar transparência, identificar potenciais para otimização e aperfeiçoar processos de fabricação já existentes. No conceito “ingresso na digitalização”, a empresa mostra um cenário correspondente. Um colaborador acompanha um pedido integralmente ao longo da produção e, na Ligna 2019, a empresa exibe quais desafios ele se depara e com quais novas possibilidades ele poderá solucioná-los.

Divulgação Homag

Homag na Ligna 2019

Ingresso na digitalização

Oficina digital conectada em rede

No conceito de oficina “oficina digital conectada em rede”, a Homag mostra o seguinte cenário: cada máquina será operada por um colaborador. As áreas de planejamento da produção, parque de máquinas e estação de trabalho manual são separadas a nível organizacional. Os dados do pedido já estão parcialmente disponíveis em formato digital para os operadores das máquinas e os processos operacionais são gradualmente adaptados. Cada conceito engloba diferentes focos e bases – assim, cada empresa pode combinar ela mesma os componentes e produtos digitais adequados para o seu caso.

Divulgação Homag

Homag na Ligna 2019

Oficina digital conectada em rede

Células individuais conectadas em rede” e a “produção eficiente de móveis”

Para as empresas que estão ingressando na produção a nível industrial e as grandes fabricantes de móveis, a Homag também apresenta um conceito de células integradas e uma solução industrial global de alta tecnologia para instalações industriais – igualmente disponíveis em diferentes classes de potência.

Solução para células individuais conectadas em rede: para empresas de médio porte que processam painéis de madeira, uma célula interligada e totalmente conectada em rede que processa placas de forma autônoma. Entre outros sistemas, serão utilizados os sistemas de transporte não tripulados (Transbot), apresentados pela primeira vez na Holz-Handwerk. O foco está na interação entre homem e máquina. O resultado é um processo de produção totalmente autônomo, desde o corte até o móvel acabado e já embalado – pronto para entrega.

Solução para a produção de móveis eficientes: os industriais de móveis encontram novas tecnologias e abordagens para a produção em uma solução de última geração para o processamento de formatos e de bordas em tamanho de lote 1 com performance de alta velocidade.

Divulgação Homag

Homag na Ligna 2019

Células individuais conectadas em rede para produção eficiente de móveis

PowerTouch 2 da Homag

Em 2013, a Homag criou o conceito de operação powerTouch. Agora, adapta o conceito operacional de tela sensível ao toque de acordo com as necessidades atuais. A base para a operação das máquinas continua sendo um monitor multitouch, no qual as funções da máquina são controladas por toque direto.

A operação continua fácil: muitas funções assemelham-se àquelas de um smartphone ou tablet. Assim, é possível operar quase todas as máquinas da Homag da mesma maneira. Dessa forma, a Homag promete que a operação das máquinas ficou:

– Ainda mais intuitiva: a estrutura da tela do powerTouch2 ficou mais clara e transparente. O design dos menus permite um levantamento rápido de todos os itens importantes em um piscar de olhos.

– Ainda mais rápida: as entradas na máquina são inseridas pelo usuário com rapidez ainda maior. Isso possibilita a ele uma economia de tempo de cerca de 30 % em comparação com a versão anterior.

– Ainda mais confortável: a empresa aprimorou mais uma vez a caixa de diálogo de sinais luminosos. Agora, o usuário tem influência imediata sobre a disponibilidade de produção da máquina, podendo selecionar ações diretamente através do ícone de sinais luminosos.

Divulgação Homag

PowerTouch2


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646