Home Show reafirma a vocação de Curitiba para o turismo de negócios

A capital paranaense já é o terceiro destino preferido dos empresários para a realização de encontros desse tipo

Publicado em 16 de janeiro de 2020 | 13:45 |Por: Everton Lima

Na semana que vem, a capital paranaense receberá milhares de turistas. No entanto, o que os trará para a cidade não é a beleza dos parques, mas a oportunidade de fazer bons negócios. Entre os dias 21 e 23 de janeiro, Curitiba será sede da Home Show, evento que deve atrair as principais marcas do mercado moveleiro.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, destaca a vocação da cidade de Curitiba para o turismo de negócios. “Curitiba é referência no Brasil na área de turismo de negócios pela qualidade dos seus serviços (transporte, hospedagem e gastronomia) e infraestrutura para o turismo de negócios. A cidade oferece 158 espaços, que juntos têm capacidade para atender 245 mil pessoas. Além disso, a capital conta com 158 meios de hospedagem — 123 hotéis, 18 flats/apart-hotéis e 17 hostels. A capital tem 18.929 leitos disponíveis. Deles, 87% são em hotéis, 9% em flats ou apart-hotéis e 4% em hostels. A cidade ainda conta com o aeroporto mais bem avaliado do país e uma malha rodoviária referência”, explica.

Ela conta que a Prefeitura reduziu a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) das atividades relacionadas ao turismo, passando de 5% para 2%, ocorrida em 2017. Essa iniciativa, segundo ela, contribuiu para que o número de eventos realizados na cidade aumentasse 8,3% no ano seguinte.

“Do total de turistas que Curitiba recebeu em 2018 (5,5 milhões), 41,7% visitaram a capital por motivo de negócios e eventos, enfatizando a vocação de Curitiba para a realização de eventos e viagens de negócios.
Em 2019, 95 grandes eventos (entre congressos, festivais, feiras, shows, conferências e encontros) contaram com o apoio do Instituto Municipal de Turismo, que ofereceu suporte e orientação aos organizadores, assim como ações de divulgação nos mais diversos meios”, revela Tatiana.

Ela ainda explica como outras ações da prefeitura têm fortalecido a imagem da cidade a nível nacional e internacional. “Os novos materiais e vídeos segmentados para o turismo de negócios e eventos têm contribuído para aumentar a ocupação hoteleira, aquecer os setores de comércio/serviços e movimentar as atrações turísticas da capital.
O destino é apontado pelo Ministério de Turismo como o terceiro mais procurado por estrangeiros para o turismo de negócios, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, e também vem ganhando espaço entre os brasileiros”, explica.

– Empresários estão ansiosos pela Home Show

Infraestrutura que encanta os empresários

Elaine Durante, diretora da Artely, concorda que a cidade tem muito a oferecer aos eventos de negócios. “Curitiba é uma ótima cidade, bem localizada e bem servida de toda a infraestrutura necessária, como aeroporto, estradas excelentes hotéis e restaurantes — com preços coerentes, sem alguns abusos percebidos em outras cidades, opina.

Elenice Azevedo, administradora da E10 Marketing, compartilha os desafios de organizar um evento do porte da Home Show. “O evento foi idealizado com base em pesquisa e planejamento e agora chegou o momento de colocar tudo isso em prática. Está em nosso DNA incrementar em nosso portfólio projetos desafiadores e o Home Show Curitiba é um deles. Temos a certeza e reiteramos o nosso compromisso em surpreender positivamente todos os expositores e parceiros e também todos os visitantes e varejistas que estiverem conosco durante esses dias, trazendo para nosso calendário um grande evento para o varejo”, conta.

A Home Show ocorrerá entre os dias 21 e 23 de janeiro, no Expotrade Convention Center. O credenciamento para o evento pode ser feito pelo site oficial, de forma gratuita.

Foto: Michel Willian/SMCS

 

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