Interzum aponta o futuro do design e produção de móveis

Faltam apenas seis dias para o início da maior feira de fornecedores da indústria moveleira a ser realizada em Colônia, na Alemanha

Publicado em 15 de maio de 2019 | 11:58 |Por: Thiago Rodrigo

Em 21 de maio, na próxima terça-feira, o futuro da produção de móveis e design de interiores passa por Colônia. A cidade alemã é sede da Interzum, feira que inspira a indústria global de fabricantes de móveis. Por lá, industriais, designers, arquitetos, especificadores, divulgadores, formadores de opinião, tomadores de decisão da indústria moveleira de todo o mundo acompanham as inovações do setor moveleiro, além de buscar e estabelecer novos contatos.

A mais importante feira internacional para o design e produção de móveis terá mais de 1,7 mil expositores frente a frente com 70 mil visitantes previstos em mais de 150 países. Cerca de 80% deles são visitantes de fora da Alemanha e os expositores apresentam inovações em 190 mil metros quadrados de espaço para exposições.

Entre eles, estão importantes empresas mundiais que atuam na Europa, América e Ásia, além de outras com atuação no Brasil como Schattdecor, Interprint, Impress, Lamigraf, Blum, Hettich, Häfele, Grass, Proadec, Rehau e Leggett & Platt. Na Interzum, essas e outras fornecedoras enxergam a feira como oportunidade para revelar todo o poder de inovação em materiais para móveis.Interzum exibe o futuro do design e produção de móveis

Segmentos da Interzum

A Interzum 2019 está dividida três áreas temáticas, com a maior área ocupada pelo segmento de produtos “Função e Componentes”. Nos Halls 3.2, 4, 5, 7 e 8, será exibido como as demandas crescentes dos clientes nas áreas de tecnologia, eficiência energética, conforto e conveniência podem ser atendidas. Estes pontos serão abordados pelos fabricantes de sistemas de iluminação, ferragens para armazenamento, acessórios e componentes de mobiliário. As expectativas é que os interiores do futuro sejam mais convenientes, individuais, digitais e conectados, com soluções para esses requisitos nesse espaço da feira.Interzum

A conservação de recursos, matérias-primas sustentáveis e conceitos cradle to cradle são algumas das tendências abordadas no segmento de “Materiais & Natureza” nos Salões 4.2, 6 e 10.2. No espaço, serão exibidos materiais versáteis para design de mobiliário e design de interiores, como superfícies decorativas, papéis decorativos, laminados, materiais à base de madeira, laminados de alta pressão, superfície sólida materiais, fitas de bordas, tratamentos de superfície e acabamentos, cilindros de gravação e chapas metálicas, entre outros.Interzum

Por sua vez, tecidos para estofados que regulam o clima, máquinas de corte energeticamente eficientes para materiais de espuma e couro otimizando o uso de materiais, tecidos resistentes às intempéries, podem ser conhecidas no segmento “Têxtil & Maquinário”. A área apresenta idéias inovadoras, materiais de alto desempenho e processamento ultraeficiente por meio de tecnologia avançada, com máquinas para fabricação de estofados e colchões, materiais para coberturas, couro e adesivos. O Hall 10.1 servirá como um hub de conexão central para o esse segmento, reinventando-se em termos de estrutura e estabelecendo padrões para um futuro de sucesso.

Os três segmentos significam que os visitantes também podem esperar por uma estrutura ideal em toda a feira, projetada para fornecer uma visão geral rápida e compacta das tendências e novos desenvolvimentos no setor. “Hoje, o sucesso é o resultado de ideias inovadoras. Com o novo conceito, estamos impulsionando a função da feira para oferecer orientação e transparência ”, diz o vice-presidente de gestão de feiras comerciais da Koelnmesse, organizadora da Interzum, Matthias Pollmann.

Megatendências do morar

Com uma variedade de exposições especiais, a feira também explora as megatendências globais, como a individualização, a mobilidade e a digitalização. A plataforma é, portanto, uma importante fonte de inspiração para designers, arquitetos, desenvolvedores de produtos e outros planejadores.

A praça “Tiny Spaces – Living in Compact Homes”, aborda uma questão altamente atual. Afinal, o espaço vital está se tornando cada vez mais escasso nas áreas urbanas congestionadas do mundo, com os aluguéis aumentando continuamente. Pequenos espaços residenciais são e continuarão sendo uma questão altamente relevante – e não apenas para a indústria de interiores. Empresas de alto nível como Atim, Blum, Hettich, Hommel, Häfele e Pessotto apresentarão suas propostas no espaço com respostas aos requisitos específicos de morar em espaços pequenos, com o intuito de fornecer uma nova inspiração importante para o desenvolvimento do design de interiores.futuro do design e produção de móveis

Dedicada a materiais e métodos de produção disruptivos, a praça “Disruptive Materials – Changing the Future” terá como base a agência de previsão de tendências de Berlim, Haute Innovation, com a finalidade de mostrar algumas das mais recentes inovações de materiais e tecnologias disruptivas na feira. A exposição será dividida em quatro áreas principais: transformação biológica, eficiência e sustentabilidade de recursos, materiais digitais e inteligentes e inovações em materiais relacionados à produção, com mais de 100 exposições em cerca de 400 m².

Tendências do iSaloni 2019 by Impress Decor

“Surfaces & Wood Design” no Hall 6.1 apresentará soluções de produtos para arquitetura de interiores e design de móveis do amanhã. A área destacará como superfícies inovadoras ampliam a gama de opções disponíveis para a indústria moveleira. A praça com tendências em superfícies e design de madeira é comissariada pelo designer de interiores e especialista em tendências Katrin de Louw. Com sua agência Trendfilter®, dividiu em seções que abordam as palavras-chave “Sustentabilidade”, “Personalizada”, “Haptic”, “Leve”, “Impressão Digital”, “Anti-impressão digital” e “Wood & Stones”.futuro do design e produção de móveis

Futuro do design e produção de móveis

Como o futuro do design e produção de móveis podem ser atendidas por meio da digitalização? E que papel os produtos e soluções da Interzum desempenham nesse processo? A Interzum 2019 aborda essas questões em sua nova praça “Digitalização: Foco nas Tendências do Consumidor!”. É nesse ponto que os expositores da Interzum exibirão um produto ou serviço que eles oferecem ou um exemplo de prática recomendada em seus negócios diários. Serão apresentados produtos físicos com componentes digitais, assim como novos modelos e soluções de negócios nos quais a digitalização influencia o design, produção, vendas, logística ou reciclagem.

Uma área especial no Hall 3.2 está dedicada ao tema da impressão digital. O amplo espectro de usos potenciais da impressão digital será exibido em uma demonstração que vai desde o conceito de design até a peça acabada do móvel. Portanto, inclui todas as etapas importantes do processo necessárias para a integração dessa tecnologia inovadora à produção de móveis e design de interiores. Todo o processo será mostrado, desde a escolha da decoração e sua transferência para os programas de computador até a etapa real de impressão e a etapa de acabamento subseqüente.

A cobertura da Interzum 2019 poderá ser lida nas revistas Móbile Fornecedores e Móbile Sob Medida.Interzum


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646