Ligna 2019: tecnologias da Indústria 4.0 para individualização de móveis

Soluções inteligentes e integradas para processamento de madeira e móveis, além da digitalização e automação da indústria estão em foco na feira

Publicado em 27 de maio de 2019 | 15:13 |Por: Thiago Rodrigo

Começou hoje (27) e segue até 31 de maio, a Ligna 2019. A feira realizada em Hannover, na Alemanha, abre uma janela sobre o futuro das indústrias de madeira e móveis, com tecnologias da Indústria 4.0 para individualização de móveis em evidência. O evento exibe tecnologias inteligentes, sistemas automatizados, soluções de plataformas digitais, tendências e inovações da indústria moveleira e uma variedade de demonstrações de máquinas ao vivo. São 1,5 mil empresas de 50 países em 132 mil m² – nesta semana, confira as novidades das fornecedoras com atuação no Brasil.

“Em termos de área de exibição, a feira deste ano será ainda maior do que a última Ligna realizada há dois anos. As indústrias de madeira e móveis estão se voltando para as soluções da Indústria 4.0 para atender a crescente demanda dos consumidores por interiores personalizados”, diz o membro do conselho organizador da Deutsche Messe, Andreas Gruchow. “Quase todas as janelas, armários ou cadeiras de madeira são feitos usando máquinas que foram lançadas na Ligna”, frisa.

A Ligna apresenta uma gama completa de ferramentas, maquinaria e instalações para produção personalizada e em massa, soluções de acabamento de superfícies, tecnologia de produção de painéis de madeira, tecnologia de serraria, tecnologia de energia de madeira, componentes de máquinas, tecnologia de automação e tecnologia florestal. Ou seja, todas as soluções de beneficiamento da madeira para atender a demanda do cliente por produtos e móveis de madeira exclusivos e individualizados. Os principais impulsionadores da tecnologia de processamento de última geração em todas as instâncias são a digitalização, automação e integração.

Tecnologias da Indústria 4.0 para individualização de móveis

“A Ligna realmente está em uma categoria internacional. Por exemplo, é de longe a mais importante vitrine de máquinas para trabalhar madeira do mundo e é a plataforma escolhida por usuários e fornecedores de tecnologia que buscam novas ideias para a próxima geração de soluções de processamento. A Ligna também oferece uma visão inigualável das muitas aplicações de digitalização e automação, porque os fabricantes líderes mundiais dedicam seus ciclos de inovação a coincidir com ela”, destaca Gruchow.

Tecnologias da Indústria 4.0 para individualização de móveis

Entre os destaques deste ano, estão as soluções integradas de produção de móveis, compreendendo máquinas, células autônomas, sistemas e software projetados para ajudar os madeireiros, marceneiros e fabricantes de móveis a dar o próximo passo crucial no caminho para a digitalização. Digitalização e Indústria 4.0 também são os temas dominantes na indústria de processamento primário.

Feira exibe tecnologia de última geração para produção de móveis

Os visitantes da Ligna 2019 também podem ver demonstrações ao vivo de linhas inteiras de produção de móveis totalmente integradas, com os mais recentes sistemas de modelagem, robótica e scanner de Realidade Virtual. As demonstrações serão complementadas por exibições de software para gerenciamento e integração de todas as etapas de produção de móveis, produção de janelas e portas, construção de escadas, além de conformação livre em 3D.

Visitantes comerciais de cerca de 100 países devem participar da Ligna 2019. Toda a indústria de móveis e marcenaria antecipa ansiosamente o desfile deste ano. São todos, desde grandes players como a Ikea, até pequenas marcenarias operadas pelo proprietário, e incluindo florestais, proprietários de florestas, serradores e fabricantes de produtos para painéis.

Tecnologia de superfície na Ligna 2019

A tecnologia de superfície é um dos principais meios pelos quais os fabricantes de móveis estão atendendo à crescente tendência de individualização. A Ligna 2019 mostra toda a gama de soluções de acabamento de superfícies, incluindo acabamentos mate impecáveis ​​que são resistentes a impressões digitais e apresentam tecnologia de autorregeneração que pode “curar” defeitos durante a noite e soluções de impressão digital 3D que fornecem um meio econômico de gravação positiva e efeitos de relevo negativos em madeira ou outros painéis.

As exposições, que incluem os mais recentes sistemas de impressão digital industrial e de acabamento, destacam os excelentes resultados que podem ser obtidos combinando as técnicas corretas de preparação de painéis, imagens impressas digitalmente e efeitos 3D.Ligna 2019


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646