Ponto da virada: futuro do setor moveleiro é agora

De maio a setembro a Móbile realizou um ciclo de palestras em polos moveleiros a fim de levar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento do setor

Publicado em 9 de outubro de 2019 | 08:29 |Por: Júlia Magalhães

Ainda estamos em outubro, mas, certamente podemos dizer que este ano foi de muita inovação e conhecimento para Revista Móbile. Aliás, ano em que, reforçando nossa atuação de vanguarda no setor moveleiro, levamos ao mercado muita inovação e conhecimento. E aqui, refiro-me apenas uma de nossas ações de 2019. Trata-se do ciclo de palestras “O que esperar do futuro do setor moveleiro?”.

Em um ano que ainda já mostra sinais de retomada, é mais do que determinante estar preparado para os próximos passos. Inclusive, neste momento de intensa mudança, conhecer a persona da marca, saber se comunicar e estreitar laços com o consumidor, bem como, entender como se portar no universo online sem deixar o offline para trás, pode ser fator-chave para a competitividade de uma empresa.

Por isso, a responsável pelo marketing da revista Móbile, Kika Fazollo, abordou tais argumentos em sua palestra “Marketing digital: desafios e oportunidades”.

Kika chamou atenção para que as empresas conheçam suas personas. “Identificar as características e desejos do potencial consumidor é fundamental para definir as mídias de relacionamento.” Além disso, indica pensar no que o consumidor quer comprar e onde as personas estão, para que as campanhas sejam direcionadas no local certo.

Já o diretor-superintendente da revista Móbile, Carlos Bessa, colocou em pauta uma ampla reflexão das últimas transformações do mercado em sua palestra “O que esperar da próxima década”. Assim, passou com mais clareza insights do que podemos esperar para o futuro do setor moveleiro. A palestra foi uma provocação para a mudança. Contudo, lembrando os participantes o potencial do setor moveleiro brasileiro, gerando ânimo de polo em polo por onde a dupla passou.

“Eu friso que tudo que estamos vivendo e experimentando não pode ser considerado uma grande surpresa, afinal já foi previsto ou anunciado. ‘O Futuro é passado no presente.’ Portanto, o grande líder é aquele que consegue fazer a leitura correta do seu passado e presente, e enxergar o futuro”, resume.

Futuro do setor moveleiro

Futuro do setor moveleiro: diferencial revista Móbile

O ciclo de palestras foi muito bem recebido pelo público e um dos grandes diferenciais da ação foi a bagagem do setor. Isto é, Kika, ao abordar os desafios e oportunidades do marketing digital, respaldou sua experiência de 20 anos do setor moveleiro. Da mesma forma que Bessa, carrega em sua fala, know-how de 25 anos transitando no setor moveleiro nacional e internacional.

Bessa frisou, sobretudo, que a iniciativa de realizar o ciclo de palestras regatou o compromisso que a Revista Móbile tem com o desenvolvimento do setor como um todo. “Sempre lideramos projetos de vanguarda”, sublinha o diretor-superintendente da Móbile.

1ª edição: Ubá (MG)

O percurso começou em meados de maio na cidade de Ubá, em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind). A Proadec, Sayerlack e SPM foram patrocinadores da edição. “Estar presente no evento como patrocinador nos possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes”, diz o gerente comercial da Proadec, Alvino Lara.

Para o diretor da Sayerlack, Marcelo Cenacchi, patrocinar um evento como esse significa contribuir com a evolução e com o fortalecimento do nosso setor moveleiro. “Compartilhar informações e avaliar as tendências, contribui para planejar e direcionar as ações de toda a cadeia moveleira”, frisa Cenacchi.

O diretor da SPM, Valentin Verzenhassi, também frisou a importância de valorizar a cadeia ao apoiar iniciativas como essa. Além disso, a ocasião foi oportunidade de divulgar sua nova empresa para o polo moveleiro de Ubá, após anos de contribuição para outra grande empresa do setor moveleiro.

2ª edição: Francisco Beltrão (PR)

Após o sucesso da abertura, foi a vez dos paranaenses agregarem conhecimento. Em junho aconteceu a segunda edição do “O que esperar do futuro do setor moveleiro?”. Desta vez, apoio do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná (Sindimadmov), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Congresso Nacional Moveleiro.

Mais uma vez o público participante teve a oportunidade de as empresas avaliar possibilidades, estratégias e tendências a fim de aumentar seus resultados positivos.

Futuro do setor moveleiro

3ª edição: Curitiba (PR)

Também em junho a capital paranaense ganhou fôlego com o debate moveleiro. Kika Fazollo e Carlos Bessa receberam o público no Campus Indústria da Fiep, que novamente apoio o evento, junto com o Sindimadmov e Congresso Nacional Moveleiro.

A edição contou com transmissão ao vivo, reforçando atuação multiplataforma da revista Móbile. Aliás, a participação do público foi intensa por todos os meios.

Futuro do setor moveleiro

4ª edição: Bento Gonçalves (RS)

O polo gaúcho também foi palco nosso ciclo de palestras. Em agosto, da dupla da móbile discutiu as tendências, perspectivas e soluções do mercado moveleiro em Bento Gonçalves. A programação contou com patrocínio da Proadec e FGVTN e apoio do Congresso Nacional Moveleiro/FIEP, Sindmóveis Bento Gonçalves e Movergs.

5ª edição: Arapongas (PR)

Pouco depois, no início de setembro, a Móbile teve a oportunidade de palestrar para várias regiões. Isto é, a quinta edição aconteceu durante o Congresso Nacional Moveleiro. Em sua 10ª edição, o Congresso apresentou 11 palestras durante os três dias de evento. Além Entre os palestrantes, além de Bessa e Kika, com “O que esperar do futuro do setor moveleiro?”, o evento recebeu o apresentador Ratinho e o jornalista William Waack.

Futuro do setor moveleiro

“Esses eventos nos possibilitam a troca de experiências buscando assim refletir o momento para planejarmos o futuro”, Kika Fazollo, marketing revista Móbile

Lá, Bessa resume sua participação como “uma satisfação enorme”. Ademais, ele afirma que também percebeu um grande interesse da plateia sobre os temas propostos pela dupla de palestrantes. As palestras ministradas por Bessa e Kika tiveram o apoio da SIMA, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Congresso Nacional Moveleiro e Fiep. Além do patrocínio da FGVTN e SPM.

6ª edição: Linhares (ES)

O setor moveleiro capixaba foi contemplado com a última palestra da Revista Móbile, apresentada por Kika Fazollo e Carlos Bessa. O evento reuniu empresários e colaboradores da indústria moveleira de Linhares e região no fim de setembro.

A edição teve apoio do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) e da Abimóvel. Além disso, contou com patrocínio da FGVTN e SPM.

A necessidade de buscar conhecimento e as rápidas mudanças que vem ocorrendo no setor moveleiro debatida pela dupla da Móbile, foi evidenciada pelo Presidente do Sindimol, Ademilse Guidini. “Temos assistido muitas mudanças e o nosso setor está inserido nesse contexto, precisamos pensar no futuro.”

E você? O que espera para o futuro do setor moveleiro? Conta aqui para gente nos comentários.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646