Resultado do 1° Prêmio de Design Movelpar ocorre hoje às 15 horas

Com o objetivo de provocar desafios e estimular o uso do design como ferramenta de competitividade, o Prêmio de Design Movelpar superou as expectativas

Publicado em 19 de março de 2019 | 10:00 |Por: Cleide de Paula

A 12ª edição da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná, que começou na segunda-feira (18) e segue até o dia 21 de março no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas (PR), vai premiar o design aplicado ao mobiliário por meio de produtos inscritos pelas indústrias expositoras na primeira edição do Prêmio de Design Movelpar.

Com o objetivo de provocar desafios e estimular o uso do design como ferramenta de competitividade, o Prêmio de Design Movelpar superou expectativas da curadoria realizada pela jornalista Mônica Barbosa, especialista em design, e do apresentador Marcos Batista, a frente do programa Inova360, com o quadro “Design & Inovação”.

As inscrições aconteceram em duas modalidades, médias e grandes empresas dividas em oito categorias (sala de estar, sala de jantar e copa, quarto, cozinha, banheiro, área externa e linha rústica, infantis e escritórios), e Sebrae/APL de Móveis (marcenaria).

Divulgação

Premio de Design Movelpar

Um dos inscritos para o Prêmio de Design Movelpar

Os critérios definidos pela premiação envolvem inovação e produção (grau de inovação e viabilidade de produção); funcionalidade (usabilidade e ergonomia); estética (apelo emocional e ambientação) e sustentabilidade e responsabilidade (uso consciente de recursos).

“O formato técnico do Prêmio de Design da Movelpar passou pela definição de conceitos, objetivos e critérios para que pudéssemos desenvolver um olhar muito próximo aos processos construtivos do design e da indústria”, ressalta a jornalista, Mônica Barbosa.

– Estímulo ao design mobiliário impulsiona apoio empresarial

Para o apresentador, Marcos Batista, a iniciativa vai além da simples conquista de um troféu. “O mais importante é levar alguns desafios e provocações para as empresas participantes, estimulando-as a apresentarem algo diferente. O objetivo é tirar a noção do dia a dia, é mudar uma lógica dominante de fazer as coisas comuns para produzir algo melhor e com mais significado”.

Divulgação

Prêmio de Design Movelpar

Desenvolvido pelo designer Paulo Alves, com um design exclusivo que leva a madeira como matéria-prima

No corpo de jurados estão nomes renomados na área como o designer Paulo Alves, especialista no uso da madeira, da jornalista especialista em arquitetura, urbanismo e design Lívia Pedreira, que dirige a mostra CasaCor, e o arquiteto, designer, professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ivo Eduardo Pons. Todos estarão presentes na Movelpar para o anúncio dos vencedores que acontecerá nesta terça-feira (19), às 15 horas.

O troféu para os premiados do 1º ao 3º lugar foi desenvolvido pelo designer Paulo Alves, com um design exclusivo que leva a madeira como matéria-prima.

“A indústria de móveis no Brasil precisa muito do design porque é uma ferramenta para o crescimento desse setor. A ideia para a criação do troféu foi uma pedra a ser lapidada como uma espécie de brilhante. No País temos a maior diversidade de madeira do planeta, então nada mais coerente do que usar uma madeira diferente para cada faceta do troféu”, conta Paulo.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646