Revista Móbile participa de Congresso Internacional Moveleiro

Diretor superintendente da Revista Móbile, Carlos Bessa, palestra sobre a indústria moveleira brasileira no Congresso Internacional Moveleiro

Publicado em 31 de maio de 2019 | 11:52 |Por: Júlia Magalhães

A 20ª edição do Congresso Internacional Moveleiro, evento global que visa discutir e apresentar os caminhos do setor, acontece entre os dias 1º e 4 e junho. Nele, o diretor superintendente da Revista Móbile, Carlos Bessa, palestra sobre a indústria moveleira brasileira. A Móbile Lojista é a única associada a World Furniture Confederation na América do Sul.

Realizado na cidade chinesa de Chengdu, o Congresso Internacional Moveleiro foi oficialmente certificado pela Associação Global da Indústria de Exposições. Hoje, é a plataforma de negociação mais autoritária na indústria doméstica central e ocidental.

O futuro do setor moveleiro

Além disso, é uma das três maiores grandes exposições profissionais na indústria moveleira chinesa. É também considerada a plataforma preferida para troca de informações de mercado interno e externo de móveis, exposição dos produtos, negociações e compras.

Congresso Internacional Moveleiro

Setor moveleiro brasileiro

O setor moveleiro no Brasil desempenha um papel proeminente na produção madeireira. Tem, certamente, uma, grande importância para as redes varejistas e lojas de departamentos, que tem nesses produtos, uma das suas principais fonte de renda.

Consumo de painéis de madeira registra leve alta no primeiro trimestre

O Brasil é o maior produtor e mercado consumidor na América Latina Americano, com liderança em vários mercados no continente. De acordo com dados levantados pelo IEMI – Inteligência de Mercado, a exportação de móveis totalizou US $ 622,2 milhões. Como resultado, uma redução de 8,6% no período (2013-2017). Além de aumento de 7,6%, no 2017 em relação a 2016.

As importações atingiram US $ 546,0 milhões, equivalente a uma redução de 26,5% entre 2013 e 2017. Aumento de 1,9% em 2017, quando comparado a 2016. Exportações e colchões somaram US $ 13,2 milhões em 2017. Isso significa, crescimento de 122,5% em relação a 2013 e de 2,9 milhões em relação a 2016.

Congresso Internacional Moveleiro

Importações atingiram US $ 2,9 milhões, resultando em uma queda de 40% em todo o período analisado, mas um aumento de 2,8% em relação a 2016.

De acordo com Carlos Bessa ”o mercado sul-americano tem sofrido mudanças nos últimos anos, especialmente em termos de crescimento econômico. Mesmo com essas mudanças, o mercado moveleiro sul americano ainda é pequeno, mesmo que seu tamanho tenha se expandido nos últimos anos. Apenas o Brasil tem alguma expressão global no mercado de produção, consumo e comércio”, diz.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646