Salão do Móvel de Milão (iSaloni) começa amanhã

58ª edição inicia com novos formatos de exposição, homenagem a Leonardo da Vinci e manifesto apontando a engenhosidade como inerente ao evento

Publicado em 5 de abril de 2019 | 16:30 |Por: Thiago Rodrigo

O Salão do Móvel de Milão (iSaloni), também conhecido como Salone del Mobile de Milano, tem início na próxima terça-feira. De 9 a 14 de abril, no Fiera Milano Rho, as melhores e maiores criações de design de móveis do mundo são exibidos no evento.

O manifesto deste ano do iSaloni é enriquecido por um capítulo dedicado à engenhosidade, também significando inteligência. Da capacidade de fazer e pensar que estimula novas formas de ver o mundo e inventar soluções no qual o design prevê o bem-estar do homem e da sociedade. Um talento que as empresas e os designers, protagonistas do Salão do Móvel de Milão, possuem e desenvolvem constantemente. Assim, constroem a partir da própria herança cultural para Milão que sabe cultivar e melhorar.

“Neste momento particular de grande sucesso em Milão, é importante consolidar a atratividade que o Salão do Móvel de Milão oferece aos visitantes, não apenas uma ampla oferta de produtos mas, acima de tudo, oportunidades de relações internacionais e oportunidades para reflexão sobre a relação entre criatividade e negócios”, afirma o presidente da exposição, Claudio Luti.

Fimma Brasil 2019 registra mais de 20 mil visitas

“Voltando a pensar sobre as palavras-chave do Manifesto, um acordo que visa reorientar os valores que contribuíram para tornar o evento o principal evento no setor de design a nível internacional, a mostra apresenta uma nova palavra. É sobre ‘engenhosidade’, que é inteligência como princípio de criatividade, senso de talento e capacidade brilhante de fazer e pensar”, acrescenta Luti.

Divulgação iSaloni

Salão do Móvel de Milão (iSaloni)

Palavra-chave desta edição apresentada no manifesto do iSaloni é engenhosidade

Segundo o presidente, essas são qualidades que as empresas possuem, que os projetistas desenvolvem e que as raízes transmitem, são palavras que constituem um convite para sempre olhar para frente, para não ficar satisfeito, para pensar que tudo pode ser sempre reinventado e redescoberto com novos olhos que olham para o futuro.

“Ao mesmo tempo, ‘engenhosidade’ presta homenagem a Leonardo, nos 500 anos da morte dele, mestre de todos os criativos, precursor da relação entre criativo e empreendedor, homem de progresso, do futuro e do presente, que veio a Milão para desenvolver seu próprio relacionamento”, finalizou o presidente do Salão do Móvel de Milão.

Euroluce e Workplace 3.0

Tomando o desafio de responder adequadamente às transformações da estrutura social contemporânea e à conseqüente mudança rápida do mercado de móveis e design, a 58º edição do Salão do Móvel de Milão apresenta duas inovações fundamentais em seu formato de feira de comércio.

Em ano ímpar, como este, ocorre a bienal Euroluce e o Workplace 3.0, esse último terá um método de exibição renovado, generalizado e transversal, para melhor acompanhar a evolução da ideia dos ambientes corporativos. Até porque são, cada vez mais, um espaço híbrido entre dever e prazer, profissional e pessoal.

Portanto, as empresas expositoras marcarão presença em toda a área de exposição, refletindo de forma autêntica a transformação social da área de trabalho em um espaço flexível, permeável e dinâmico, aberto ao compartilhamento profissional e à contaminação com o público e outras atividades diárias.

Divulgação iSaloni

Salão do Móvel de Milão (iSaloni)

Salão do Móvel de Milão espera aproximadamente 370 visitantes

Além disso, esta edição dá origem a um novo itinerário de exposições dedicado ao design de produtos e ao design de interiores com soluções decorativas e técnicas. O S.Project é esse espaço multifacetado cujas interpretações serão multissetoriais, sinergéticas e de qualidade.

Cerca de 550 empresas serão protagonistas do 22º SaloneSatellite nos pavilhões 22 a 24. O tema deste ano é “Alimentação como objeto de design”. A esperança é que o slogan para jovens criativos de todo o mundo possa solicitar respostas e soluções na forma de visões vanguarda, idéias, projetos e contribuições originais.

Leonardo da Vinci

Adicionar o termo “engenhosidade” à edição de 2019 do Manifesto é uma homenagem a Leonardo da Vinci, precisamente no quinquagésimo aniversário de sua morte. Em 1482, o grande mestre deixou a refinada Florença, berço do Renascimento, para ir a Milão, uma cidade no centro de uma das regiões mais produtivas da época e aberta a qualquer tipo de novidade tecnológica.

– Projeto Raiz promove o design de móveis brasileiros em Milão

Lá, encontrou em Ludovico Sforza um rico e generoso patrono. É precisamente em Milão que ele trabalhou como artista, arquiteto, engenheiro e cientista por mais de vinte anos. Na cidade, deixou sinais imperecíveis de sua passagem. O impulso criativo de Leonardo, como um ícone mundialmente reconhecido, sendo inovador, receptivo e multifacetado. Portanto, é um legado importante para a cidade. Dessa forma, o Salão do Móvel de Milão olha para o patrimônio histórico de seu passado. Também para o além, para um futuro de mudança e consciência de seu papel no mundo.

Por essas razões, o Salão do Móvel de Milão escolheu celebrar Leonardo no coração de Milão, na Conca dell’Incoronata. No local tem uma instalação de grande qualidade e poder evocativo dedicado ao seu gênio e estudos sobre a água. “AQUA. A visão de Leonardo” dirá, entre razão e encantamento, um pequeno fragmento da Renascença e o futuro de Milão.

Confira durante semana que vem os móveis de designers brasileiros que exibidos no iSaloni e no FuoriSalone, assim como a cobertura da feira na Móbile Fornecedores.

Salão do Móvel de Milão

Quando: 9 a 14 de abril
Onde: Fiera Milano Rho, em Milão (Itália)
Horário: 8h30 às 19h
Visitantes esperados: 370 mil de 188 nacionalidades
www.salonemilano.it


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646