SCM na Ligna 2019 apresenta “fábrica inteligente e humana”

Modelo de produção de ponta com automação altamente flexível e modular e sistemas de interação homem-robô foram destaques

Publicado em 29 de maio de 2019 | 15:49 |Por: Thiago Rodrigo

Após o lançamento da “Lean Cell 4.0” na edição passada, as novidades da SCM na Ligna 2019 consistem na “Fábrica Inteligente e Humana”. Com a finalidade de ser um modelo de produção de ponta baseado em sistemas digitais e de automação, permite interação homem-máquina avançada e controle de todo o fluxo de produção. A solução é apresentada está semana na feira em Hannover. A multinacional alcançou uma taxa de crescimento de dois dígitos nos últimos dois anos – 700 milhões de faturamento em 2018.

Com uma gama tecnológica de produtos cada vez mais alinhada aos requisitos da Indústria 4.0, a SCM foca no conceito inovador de Smart Manufacturing. O modelo é baseado em sistemas altamente inovadores, flexíveis, modulares e facilmente reconfiguráveis. São projetados para responder de forma cada vez mais eficaz e rápida aos desafios da customização em massa dos móveis.

Segundo a empresa, uma nova fábrica “inteligente e humana” também faz progressos em termos de fluxo de trabalho: graças à integração da robótica, o baixo valor agregado e as tarefas humanas repetitivas são agora minimizados.

“Apresentamos inovações tecnológicas de alto nível, projetadas para suportar mais e mais empresas em seus negócios e ajudá-las a atender aos novos requisitos da Indústria 4.0. Ao oferecer um novo modelo de interação entre máquinas e robótica industrial e colaborativa, manuseio logístico e software, a SCM terá como missão ajudar as empresas parceiras a trabalhar em prol de metas alcançáveis, bem-sucedidas e inteligentes”, afirma o diretor da divisão de SCM, Luigi De Vito.

Divulgação SCM

SCM na Ligna 2019

Robô industrial da Fábrica inteligente e humana da SCM

“Você nunca trabalhará sozinho”

A alegação resume o objetivo da nova linha de produtos SCM: fornecer um sistema de automação de processamento de painel de madeira “fácil de usar”, com a opção de reconfigurar o processo de produção sempre que necessário para processar rapidamente cada vez menores lotes de produção. A empresa exibe um sistema automatizado para todas as fases da produção de móveis: do design de móveis à geração de programas de máquinas e do processamento de painéis à montagem.

O processo visa otimizar tanto quanto possível as operações de corte de painéis, colagem de bordas e furação. Isso com o propósito de reduzir o desperdício, rejeitar e reorganizar os requisitos durante as trocas de produtos, para depois reagrupar os pedidos no final do processo e adiar a personalização até esse estágio.

Com esse sistema, tarefas humanas de baixo valor agregado e repetitivas são minimizadas, graças ao uso de robôs antropomórficos industriais da Kuka, auxiliados por Robôs Universais colaborativos nas etapas finais do processo (montagem, inserção, aplicação de cola e acabamento de superfície) e garantindo total condições seguras sem o uso de compartimentos.

Tecnologias da Indústria 4.0 para a individualização de móveis

Finalmente, a logística do processo é flexível graças ao uso de veículos autônomos inteligentes. Todo o processo será gerenciado e supervisionado pelo software de supervisão Maestro Watch – monitorando o estado de cada um dos produtos sendo usinados durante todo o processo. E pelo sistema IoT Maestro Connect – que coleta e analisa dados de tecnologia SCM, garantindo, por um lado controle total sobre o fluxo de produção e, por outro, a implementação de modelos inteligentes de manutenção preditiva.

A SCM na Ligna 2019 também adiciona à sua gama digital tecnologias digitais com alto valor agregado e serviços especificamente direcionados. Além da plataforma “IoT Connect” da Maestro Connect, há o novo software de interface homem-máquina Maestro Active. A versão Maestro CNC 2019 é lançada com grandes atualizações para centros de usinagem CNC e furadeiras. Tecnologias de superfície também são apresentadas.

Divulgação SCM

SCM na Ligna 2019

Fábrica inteligente e humana

Máquinas da SCM na Ligna 2019

Independentemente de estarem integrados no processo automatizado “Fábrica Inteligente e Humana”, as máquinas da SCM na Ligna 2018 tem o objetivo de sempre atender às mais variadas demandas de uma produção personalizada e integrada de uma empresa específica sem abrir mão das vantagens da produção industrial.

De particular interesse para os fabricantes de cadeiras, mesas, móveis e objetos de madeira maciça é o centro de usinagem Balestrini Power, apresentado com uma completa reforma que facilita a instalação e o uso. Outras novidades importantes em tecnologias de painéis é a nova linha de centros de usinagem CNC morbidelli x200 e x400, que aplica o melhor desempenho da tecnologia “All-in-one” de 5 eixos ao processamento.

Homag exibe soluções digitais na Ligna 2019

Em exposição pela primeira vez é o novo centro de furação morbidelli cx220 um ponto focal nas categorias compactas. O melhor da tecnologia Gabbiani são os novos dispositivos voltados para o processamento de painéis delicados, de acordo com o foco intenso da SCM no tratamento de superfícies. As máquinas de calibragem Gabbiani incluem o exclusivo sistema de gerenciamento Flexstore HP, caracterizado pelo dispositivo Saw-Set para tornar as configurações das ferramentas ainda mais rápidas e exatas.

Existem numerosos lançamentos também para máquinas de marcenaria, sendo as principais ditadas pela automação. Para mencionar apenas alguns, a px 350i é a nova serra circular com carrinho móvel e lâmina basculante até 46 °, que pode alojar as lâminas até 350 mm (até 300 mm utilizando a função de gravação). Isso garante a máxima segurança durante o trabalho, com volume reduzido e garante uma fixação perfeita no painel graças ao presser exclusivo. O controle “Pronto”, posicionado na unidade de parede, garante o movimento motorizado e programado da inclinação da lâmina e parada traseira acionada e programável, garantindo um posicionamento rápido e exato e reduzindo o movimento do operador.

Divulgação SCM

SCM na Ligna 2019

Nesting


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646