Talks do Salão abordou temas relevantes ao setor moveleiro

Evento contou com curadoria da designer Marta Manente e trouxe à tona discussões pertinentes ao mercado moveleiro através de conteúdos construtivos

Publicado em 26 de junho de 2019 | 10:00 |Por: Larissa Bartoski de Sena

Com curadoria da designer Marta Manente o Talks do Salão, trouxe debates de temas relevantes no cenário moveleiro. Portanto, a organização trabalhou com a escolha de conteúdos e profissionais que pudessem contribuir com a evolução do setor. Segundo a designer, foram selecionados para os painéis do Talk profissionais dos quatro cantos do Brasil. Sobretudo, pessoas influentes no setor e escolhidas estrategicamente para a potencialização do evento.

Realizado dentro do Salão de Gramado, o evento abordou, durante quatro dias, assuntos contemporâneos relacionados a todos os públicos da feira: expositores, lojistas, arquitetos e designers. Desta forma, foram pautados temas relacionados a comunicação, arte, arquitetura e ao design. “Tudo para incentivar as empresas e os expositores a buscarem diferenciais com produtos autênticos, porque só com a inovação teremos indústrias rentáveis sem comparativos no mercado de preços nem imagens”, sublinha Marta.

A influência das redes sociais

Os temas foram polêmicos e enriquecedores. Com o tema, “Como as redes sociais influenciam no comportamento do consumo”, subiram ao palco os influenciadores digitais Giselle Martos, Lyvia Ferreira e Flavio Pio. Intermediado pelos jornalistas Allex Colontonio e André Rodrigues, a conversa, em suma, girou em tordo das mudanças que as redes sociais causaram na última década.

Divulgação

Salão de Gramado

Design assinado foi o tema do terceiro dia do Talks do Salão de Gramado com a presença de designers convidados

Design e arte

O Studio Prestes levou ao debate conversa sobre design e arte aplicadas a decoração e arquitetura. Neste, estiveram presentes a jornalista, Eleone Prestes, a artista plástica, Mariana Prestes e o gestor cultural, Cezar Prestes. Os profissionais conduziram um bate papo repleto de referências, conteúdos e olhares únicos. Reflexões sobre a arte, sendo esta não só bela, como também expressão sensorial.

Design assinado

O tema design assinado contou com a presença dos designers convidados Bruno Faucz, Emerson Borges, Sergio Batista e Marta Manente. Este, por sua vez, teve medição dos jornalistas Allex Colontonio e André Rodrigues. O assunto polêmico trouxe ao debate questões como manter a originalidade do desenho autoral. Ademais, destacaram a importância do tema, trazendo à discussão a propriedade intelectual, valor agregado à empresa, além do processo criativo, assim como a questão de cópias.

Novo Morar Urbano

Por fim, o ciclo dos Talks encerrou com a presença das arquitetas gaúchas Lidia Maciel, Cris Mioranza e Camila Fleck. Este, contou com a intermediação do publisher Fernando Rodrigues da revista Visual Design. A discussão abordou as mudanças na formatação das famílias contemporâneas. Não apenas comportamentais, como também questões de diversidades e necessidades de cada uma.

O evento

Esta edição inédita do Talks do Salão, foi realizada em paralelo a sétima edição do Salão de Gramado, entre os dias 10 a 13 de junho, em Gramado (RS). O Salão trouxe inovações no seu formato e aumento de 8% no número de expositores em relação a 2018 e aumento do público visitante em 3,4% que as edições passadas. Ao total foram 4041 visitantes lojistas e especificadores e mais de 90 expositores que geraram negócios acima de 50 milhões em b2b.

Nesta edição também aconteceu, pela primeira vez, o Projeto Comprador. Ação realizada em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex- Brasil). Ambas investem na internacionalização e valorização do design nacional por meio do Projeto Brazilian Furniture.

O Projeto Brazilian Furniture levou, portanto, 14 empresas importadoras das Américas e Europa aos Salão. O foco era o fomento aos negócios e projeção do móvel brasileiro no mercado internacional. Com isso, foram promovidas rodadas de negócios entre grandes compradores mundiais e 45 indústrias brasileiras. Como resultado, foi projetado mais de US$10 milhões nestas rodadas.

(com informações de assessoria)

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas