Abimóvel cria estratégias de conformidade com diretrizes da ONU

Entidade também criará frente parlamentar do setor para atuar em Brasília, abrindo novas frentes e intensificando o diálogo com o governo federal

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 | 16:20 |Por:

No início deste mês, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) realizou a primeira Reunião do Grupo Executivo para a gestão 2019-2021, presidida pela empresária Maristela Cusin Longhi. Entre outros tópicos, foram discutidas as estratégias de desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade da Indústria do Mobiliário (Simb), da entidade junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em conformidade com as diretrizes do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em uma estratégia competitiva em sinergia com a gestão sustentável, a Abimóvel foi a primeira entidade setorial a aderir, em novembro de 2018, à Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Assim, alinha-se, junto com a Apex-Brasil, com a nova estratégia 2020, guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O posicionamento desta ação da ONU está fundamentado em um novo modelo de negócio e uma proposta de valor orientados para as empresas.

O programa produzirá um documentário sobre o setor moveleiro mostrando o trabalho desenvolvido na cadeia produtiva, desde as florestas até a exportação do mobiliário. Nele, dará ênfase à sustentabilidade da indústria e à riqueza das madeiras brasileiras, entre outras ações. Inicialmente o projeto será apenas com as empresas participantes do Brazilian Furniture, fruto de parceria estabelecida entre a Abimóvel e a Apex-Brasil.

Vértice Comunicação

Abimóvel - Setor de móveis

Presidente da entidade reforça o compromisso com a competitividade da indústria brasileira de móveis, com sustentabilidade e design

O referido documentário será apresentado pela presidente da entidade na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2020 em Nova York. Ele também será apresentado pela Abimóvel e pela Apex-Brasil durante a Expo 2020, em Dubai.

“Nosso objetivo é de promover e apoiar iniciativas que visem a aproximar os elos da cadeia produtiva, gerando sinergias, potencializando as vantagens comparativas nacionais relacionadas ao setor de base florestal e promovendo maior consumo de madeira certificada de manejo florestal sustentável, o que vai contribuir para a maior inserção da indústria brasileira no mercado mundial”, explica Maristela Longhi.

Brazilian Furniture

Mais um projeto em curso, iniciativa da Abimóvel e da Apex-Brasil, que vem se tornando um modelo para os demais setores é o Brazilian Furniture. Com o objetivo de incrementar a competitividade da indústria brasileira no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização.

O Projeto conta com a participação de cerca de 130 empresas do setor de móveis brasileiro, que têm acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, entre outras atividades no exterior, mostrando ao mundo o diferencial do móvel brasileiro.

– Produção da indústria de móveis e colchões atingiu R$ 68,9 bilhões em 2018

“Nosso objetivo é de incrementar a competitividade e fomentar as exportações da indústria brasileira no mercado internacional, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização e exportação”, assinala a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.

O programa, revela Cândida Cervieri, encerrou 2018 com o número recorde de 119 empresas apoiadas, sendo mais de 80 delas exportadoras. O projeto gerou resultados recordes também nas negociações, alcançando US$ 153,16 milhões em 2018, com crescimento de 20,4% em relação a 2017.

Frente Parlamentar

Durante a Reunião de Diretoria, Maristela Longhi também anunciou uma estratégia de atuação política da entidade, com a criação de uma Frente Parlamentar da Indústria e do Setor de Móveis. “Trabalharemos uma maior abertura de canais de comunicação com o governo. O Brasil e o setor de móveis compartilham do mesmo foco, que é o fortalecimento da economia e da indústria”, enfatiza a presidente da entidade.

Abimad’27

Uma das ações estratégicas do Brazilian Furniture ocorreu na Abimad’27. A partir de um Acordo de Parceria e Cooperação firmado em novembro passado, a Abimóvel, junto com a Apex-Brasil, e a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad) realizaram em conjunto sua primeira ação pactuada, o Projeto Comprador Abimad, levando ao evento 53 compradores internacionais de 16 países da América do Norte e da América Latina e 3 jornalistas internacionais, representantes de alguns dos principais veículos de comunicação da Itália, entre eles a prestigiada revista Interni.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646