Abimóvel lança plataforma de diagnóstico de maturidade sustentável

O serviço é uma iniciativa do Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário (SIMB) e estará disponível para empresas integrantes do projeto Brazilian Furniture

Publicado em 30 de setembro de 2019 | 08:49 |Por: Cleide de Paula

Uma das mais recentes ações do Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário (SIMB), desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Apex-Brasil é o desenvolvimento e criação de uma ferramenta online de diagnóstico de maturidade sustentável. A plataforma de autodiagnóstico, direcionada ao setor mobiliário, é baseada em indicadores de referência como Instituto Ethos e Sebrae e foi desenvolvida pela WHF Design Company.

A Abimóvel quer tornar a indústria brasileira de móveis referência mundial em sustentabilidade. A plataforma vai estar disponível a partir do dia 7 de outubro e funcionará na área fechada do site do projeto Brazilian Furniture. O participante deve se cadastrar na plataforma e preencher o formulário, que será dividido entre os pilares: ambiental, social e econômico.

Segundo a coordenadora do projeto de sustentabilidade da Abimóvel, Paula Velasco Campos Machado Leal, tendo em vista a diversidade de porte e de cultura das empresas, fica a cargo delas, definir o profissional que deve preencher o questionário. “Isso porque há empresas que já contam com uma área de sustentabilidade organizada e outras não. Sendo assim, a atribuição pode ser dada aos profissionais de desenvolvimento de produto e/ou exportações”, aponta.

Paula explica que em 2018, o SIMB fez vários estudos para avaliar como o tema sustentabilidade estava sendo tratado nos mercados internos e externos. E sobretudo para entender as ações governamentais brasileiras de fomento à sustentabilidade.

De acordo com Paula, a ferramenta on-line é resultado da aplicação, no ano passado, do diagnóstico de maturidade sustentável em 30 empresas participantes do Brazilian Furniture. “Descobrimos que as empresas já fazem ações relevantes. Contudo, muitas vezes, não se dão conta de que podem e devem divulgar. Essa foi uma grande descoberta. Um dos objetivos do projeto é ajudá-las a enxergar isso”, relata.

A coordenadora detalha que o diagnóstico de maturidade sustentável visa avaliar as ações das empresas. “Sentimos a necessidade de criar uma plataforma de autodiagnóstico on-line para que as empresas possam acessá-la a qualquer tempo”, ressalta. Todas as informações são confidenciais.

Programa SIMB da Abimóvel

Após o preenchimento, a indústria participante recebe um diagnóstico baseado em uma matriz de sustentabilidade que a posiciona em relação a outras empresas do grupo. Cada empresa será enquadrada em um nível de maturidade e poderá acompanhar sua evolução a partir dos quatro níveis de segmentação. Conforme consiga implementar as ações, deve atualizar a plataforma e irá subindo de nível.

“Isso mostra como a empresa está posicionada, em relação a outras, por exemplo, no pilar ambiental. Após o diagnóstico, a organização recebe um plano de trabalho que traz um passo a passo para guiar como evoluir em cada indicador”, destaca Paula.

Após realizar o diagnóstico e receber o plano de trabalho, as empresas podem agendar uma hora de consultoria com um especialista para esclarecer dúvidas relativas ao relatório.

“Com os relatórios gerados pelas informações disponibilizadas, será possível acompanhar a evolução das empresas e entender em que pontos precisam de mais suporte. Com isso é possível criar ações voltadas a auxiliar as empresas a evoluírem”, reflete a coordenadora.

Para a Abimóvel, a sustentabilidade é um caminho sem volta, assim como a responsabilidade das empresas quanto ao desenvolvimento sustentável. A entidade trata o assunto com prioridade e o Programa SIMB foi criado para ajudar as empresas do Projeto Brazilian Furniture a se alinharem às tendências de produção e consumo mundiais.

“Os países-alvo das exportações das empresas dos Projeto Brazilian Furniture estão bastante avançados nesses quesitos de sustentabilidade. Então, a empresa brasileira interessada em exportar móveis para esses países precisa estar atenta ao fato de que as exigências são altas”, acrescenta Paula.

Durante o 10º Congresso Nacional Moveleiro, realizado de 3 a 5 de setembro, em Arapongas (PR), a Abimóvel fez o lançamento oficial da Plataforma. Momento em que apresentou também as outras ações desenvolvidas por meio do Programa SIMB.

Agenda

O SIMB visa oferecer às empresas exportadoras de móveis, participantes do Projeto Brazilian Furniture, informações e diretrizes para orientá-las na gestão, operacionalização e implementação de uma estratégia de sustentabilidade. A partir de estudos, diagnósticos, capacitações e planos de trabalho com ferramentas práticas e aplicáveis, o programa objetiva impulsionar a gestão sustentável das empresas participantes, aumentando a competitividade do setor no cenário internacional.

– Relatório Brasil Móveis traz um panorama do setor moveleiro

Está previsto para acontecer nos dias 4 a 5 de novembro em Arapongas (PR) um programa de capacitação que tratará do tema Economia Circular para o mobiliário. A agenda da capacitação também contemplará outros polos moveleiros. “O programa vem com uma visão de que tudo seja aplicável e não de ser mais um estudo para ser engavetado”, frisa Paula.

Além disso, o SIMB está desenvolvendo um manual de sustentabilidade voltado para as empresas exportadoras. Também há uma ação de parceria com fornecedores de produtos e serviços para concessão de descontos para as empresas participantes melhorarem os indicadores. Encontre outras informações sobre o projeto no site do Brazilian Furniture

Leia matéria completa na Móbile Lojista 362 que em breve estará em circulação!


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646