Confira 8 reportagens sobre Indústria 4.0 no setor moveleiro

Ciente do futuro da manufatura de móveis, reunimos oito reportagens produzidas ao longo dos últimos anos pela Móbile sobre Indústria 4.0 no setor moveleiro

Publicado em 14 de agosto de 2019 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Indústria 4.0 no setor moveleiro brasileiro é uma ideia que pode estar muito distante. Por outro lado, também é um novo modelo de produção que é inevitável. Afinal, é fato que o futuro das indústrias é a quarta revolução dos processos produtivos. Ela possui conceitos que se desenvolvem a cada dia mais. Quando menos se esperar, será uma realidade em sua forma completa, fornecendo uma produção conectada e customizada de móveis

Divulgado pela primeira vez na Hannover Messe em 2011, foi projetado pelo Governo Federal Alemão. Tudo pensado para assegurar o futuro do país como local de produção com fabricação personalizada para os clientes. Isso tudo feito por meio da interligação dos componentes envolvidos com as mais modernas tecnologias de comunicação e informação.

Tecnologia de última geração para a indústria moveleira

Igualmente chamada de manufatura avançada, pode ter fábricas inteligentes com tecnologias para automação e troca de dados utilizando conceitos de sistemas físico-cibernéticos, Internet das Coisas (IoT) e dados na nuvem, entre outros. Por isso, confira a seguir oito reportagens que as publicações da Alternativa Editorial/Revista Móbile abordaram sobre a Indústria 4.0 no setor moveleiro.

Indústria 4.0 na ForMóbile 2016

Em 2016, a ForMóbile abordou pela primeira vez a Indústria 4.0 no setor moveleiro. A fornecedora de máquinas Homag, no Hotel Holiday Inn, ao lado do Pavilhão do Anhembi, apresentou os caminhos para a manufatura avançada. Na ocasião, o diretor de métodos, ferramentas e sistemas da Homag Group, Ernst Esslinger, explicou sobre a “produção conectada” da Homag e deu como exemplo a empresa Hali, da Áustria, que fabrica móveis para escritório. Leia a reportagem completa clicando neste link.

Indústria 4.0 no setor moveleiro

“Os grandes avanços na automação moderna tornaram possíveis a convergência de todos os estágios da cadeia de produção moveleira”, afirma o diretor da Ligna, Christian Pfeiffer. A declaração está na Móbile Fornecedores 271 da edição agosto/setembro de 2015 escrita pelo repórter Jorge Mariano. Primordialmente, a reportagem mostra como o conceito surgiu no que é o primeiro texto falando sobre o tema nas páginas da Revista Móbile.

Divulgação IMA

Indústria 4.0 no setor moveleiro está mais próximo do que se imagina

Indústria 4.0 no setor moveleiro está mais próximo do que se imagina

Estado de implementação da Indústria 4.0

Em resumo, interligação das máquinas, Produção personalizadas dos clientes e Peças inteligentes são alguns quesitos difundidos da Indústria 4.0 no setor moveleiro. No entanto, ainda é preciso aprimorar ou criar outros como Dados na nuvem, Sistemas físico-cibernéticos, Interfaces padronizadas e Segurança de TI. Assim sendo, entenda mais sobre isso na reportagem Manufatura avançada da Móbile Fornecedores 277, de 2016.

Desafios da manufatura avançada

Os principais obstáculos e as vantagens na introdução de processos produtivos automatizados na fabricação de móveis. Esses fatores foram apresentados na reportagem de Luis Antonio Hangai. De fato, a pesquisa Sondagem Industrial com relação a visão dos líderes industriais paranaenses mostrou três principais problemas que dificultam a aplicação da manufatura avançada. Confira eles acessando a revista Móbile Fornecedores 284.

Ligna exibe tecnologias de última geração para personalização de móveis

Os nove pilares da Indústria 4.0

A manufatura avançada, como também é chamada a Indústria 4.0, conta com nove pilares essenciais. Ou seja, são tecnologias habilitadoras para indústrias aplicarem o conceito em suas fábricas. Sobretudo, segundo relatório do Boston Consulting Group (BCG), o conjunto de tecnologias são robôs autônomos, manufatura aditiva, Internet das Coisas, segurança cibernética, simulação digital, big data, computação em nuvem, sistemas integrados e realidade aumentada. Leia sobre cada um deles na edição 286 da Móbile Fornecedores.

Indústria 4.0 na marcenaria

O futuro da marcenaria pode ser ter conceitos da Indústria 4.0. Enquanto isso, a marcenaria disruptiva também surge com potencial. Com o propósito de abordar o futuro da profissão, a Sob Medida 114, primeira deste ano, contou com reportagem sobre o assunto no especial Dia do Marceneiro. Afinal, a marcenaria caminha para uma produção conectada e a consolidação dessa transformação só pode ser chamada de Marcenaria 4.0.

Pixabay

Produção conectada e personalizada para o cliente são os principais benefícios da Indústria 4.0

Produção conectada e personalizada para o cliente são os principais benefícios da Indústria 4.0

Indústria 4.0 no Painel Moveleiro

A Ligna é a maior feira do mundo para a indústria moveleira, inegavelmente. Na reportagem “À frente de seu tempo” sobre o evento, tratamos de expor simulações de como a digitalização colabora para a integração dos processos em direção à Indústria 4.0. “A Ligna 2017 ficará como um marco na digitalização da indústria da madeira” exaltou o membro do conselho de administração Deustche Messe, Andreas Gruchow. Leia em Painel Moveleiro 19.

Pesquisa sobre Indústria 4.0 no setor moveleiro

Robôs autônomos

Eventualmente, uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 no setor moveleiro são os robôs autônomos. Junto a Stäubli, esmiuçamos os robôs autônomos e a implementação nas fábricas de móveis. Os robôs foram o grande facilitador da terceira revolução industrial. Entretanto, a grande diferença dos robôs na Indústria 4.0 é que eles se comunicam e interagem com os processos produtivos de toda a fábrica. Confira reportagem completa no Painel Moveleiro.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646