Expo Revestir 2019: tendências para todos os estilos e todas as áreas

Impress destaca papéis decorativos de empresas de painéis de madeira e laminados em evidência na Expo Revestir 2019

Publicado em 3 de abril de 2019 | 17:18 |Por: Thiago Rodrigo

Maior evento focado em soluções em revestimentos e acabamentos para a arquitetura e a construção civil na América Latina, a Expo Revestir ocorreu de 12 a 15 de março de 2019 em São Paulo (SP). Consolidando-se cada vez mais como uma vitrine de tendências em design, a feira chama a atenção também de outras áreas, como a moveleira. Esse setor tem se inspirado tanto no que é apresentado no evento como também vem ditando alguns dos movimentos observados por lá.

Não é à toa que um dos pontos mais comentados pelos visitantes foi a grande presença de painéis MDF revestidos com laminados melamínicos, reproduzindo com bastante legitimidade e de forma mais acessível o visual e a textura de materiais como pedras e madeiras até a cerâmica e o metal. Com isso, essas empresas ampliam seu alcance e exploram novas possibilidades por meio do design de superfícies.

Por falar em novas possibilidades, aliás, a questão experiencial, sensorial e o storytelling por trás da concepção dos produtos é outra questão que continua bastante em voga. Mais do que se trabalhar a criação de novos padrões, cores e desenhos que atendam a um determinado conceito ou mercado, as empresas têm investido fundo em pesquisa para, sobretudo, responder aos mais diferentes estilos de vida em ascensão.

Em um mundo a cada vez mais interligado, multicultural e miscigenado, misturam-se também os gostos, interesses, anseios e movimentos urbanos, construindo-se cada vez mais uma linguagem e uma rede de tendências globais, porém, sem se desprezar as peculiaridades de cada local, em um processo que chamamos de “glocalização” do design. Em resumo, a Expo Revestir não só confirma as tendências observadas nas principais feiras internacionais neste início de ano, como também demonstra a paridade do design brasileiro em uma escala global.

Painéis e laminados ganham destaque na Expo Revestir

Um exemplo disso é o padrão madeirado Freijó, cocriação da Guararapes em parceria com a Impress Decor. Apesar de se tratar de uma madeira tipicamente brasileira, ela se comporta de maneira universal, devido ao seu desenho clássico, com catedral alongada e movimentos leves em tom dourado, conversando muito bem com a preferência por madeiras quentes e naturais com fundo em tonalidades amareladas ou avermelhadas que tem sido observada nas principais feiras ao redor do mundo – relembre essa e outras tendências em revestimentos para 2019/20.

Divulgação

Expo Revestir

Padrão Freijó da Guararapes

Indo do Brasil para a Itália sem sair dos pavilhões da feira, o padrão Tinto foi uma das novidades apresentadas pela Arauco. Revestimento também desenvolvido junto à Impress, ele é inspirado nos barris utilizados no envelhecimento dos vinhos da região da Lombardia. Para isso, o painel tem em sua superfície o desenho do carvalho com tons avermelhados e discretos contrastes que evocam uma beleza simples e ao mesmo tempo sofisticada (características da região). Sua versatilidade permite com que seja combinado a diferentes padrões e cores – especialmente aos tons terrosos que, junto às tonalidades pastel, continuam sendo os destaques nesta temporada.

Divulgação

Expo Revestir

Padrão Tinto da Arauco

Ainda falando em madeira, o piso laminado New York, da Eucatex, coloca a tendência vintage e a valorização de memórias afetivas no centro do design de superfícies, apostando numa releitura moderna, dinâmica e elegante do clássico e atemporal estilo espinha de peixe. Ao permitir ser aplicado em diferentes graus, o revestimento “brinca” com formas geométricas e angulações – quiçá a maior tendência deste ano. Outro ponto forte é sua régua de 44,5 cm (maior piso disponível no mercado brasileiro), explorando a pegada dos grandes formatos ou maxiformatos, que apareceu com tudo no ano passado e continua em evidência.

Divulgação

Expo Revestir

Padrão New York da Eucatex

O mesmo se aplica à linha Street, da Duratex. Trabalhando a sobreposição de elementos geométricos e formas orgânicas sobre fundos neutros com referências do universo urbano – sinergia bastante adotada pela Impress em suas últimas coleções -, destacam-se os padrões Verona e Nassau: superfícies híbridas que tanto podem ser usadas como protagonistas ou para neutralizar os ambientes, dependendo da forma como são aplicadas e combinadas nesses espaços.

Divulgação

Expo Revestir

Padrão Verona da Duratex

Os revestimentos híbridos com fundo cinza ou bege, aliás, foram algumas das principais atrações da Expo Revestir (do piso às paredes), combinando-se tanto aos unicolores, quanto às madeiras naturais e até às pedras com veios bem destacados (tendência que se consolida e foi o carro-chefe de muitos expositores). Não por menos, a Pertech optou pelo padrão Concrete Gray, também da Impress, para revestir o chão de todo o seu estande. Lembrando a um concreto com marcas de desgaste ocasionadas pelo uso e pelo tempo, trata-se de um híbrido de tonalidade cinza quente com linguagem bastante atual, conversando com as formas contemporâneas do morar.

Por falar na vida contemporânea, a tecnologia tem sido uma das principais aliadas de engenheiros, arquitetos e moveleiros na busca por projetos sustentáveis e com bom custo-benefício. Um exemplo é a superfície Corten, resultado do trabalho conjunto entre a Formica e a Impress Decor Brasil. Indicado para o uso em áreas externas e fachadas, além de entregar um visual idêntico ao metal, que vem ganhando cada vez mais protagonismo, o laminado de alta pressão é mais econômico e oferece bastante resistência e estabilidade, inclusive às intempéries climáticas, como sol e chuva.

Divulgação

Expo Revestir

Padrão Corten da Formica

(com informações da Impress Decor)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646