Fábrica inteligente e humana é destaque do Open House da SCM

Mais de 2,5 mil visitantes estiveram na matriz da SCM em evento que apresentou a fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 | 11:41 |Por:

Fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira foi o destaque da SCM Group no Open House promovido na sede da companhia em Rimini, na Itália. Mais de 2,5 mil visitantes de toda a Europa, assim como Ásia, América e Oriente Médio, se reuniram no Centro de Tecnologia da SCM entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro no evento que teve como mote “Smart & Human Factory”.

Depois de excelentes resultados em 2018 com as vendas totais do Grupo acima de 700 milhões de euros, a SCM começou 2019 sob a égide da inovação com um evento inteiramente dedicado às novas fronteiras na fábrica digital e inteligente. Uma fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira é a vanguarda. Nela, as tecnologias de última geração da SCM são integradas a robôs industriais antropomórficos, atribuídas a trabalhos mais árduos.

Enquanto isso, robôs colaborativos trabalham com segurança e sem barreiras junto a operadores e interconectados por veículos não tripulados com sistema de navegação inteligente. O resultado também garante progresso na frente de trabalho, o que não significa apenas que a fábrica pode atender a demanda do mercado com mais rapidez e eficiência, mas alivia os operadores da carga de trabalho repetitivo para que eles possam se concentrar em tarefas de maior valor agregado.

Divulgação SCM

fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira

Na fábrica inteligente do futuro, robôs industriais antropomórficos realizam trabalhos mais árduos

Dentro do Centro de Tecnologia da SCM, montado para a ocasião com mais de cinquenta soluções de exibição e em andamento, os participantes foram apresentados à “Fábrica Inteligente e Humana” que em três dias trabalhou com quase mil painéis para produzir quatro tipos diferentes de móveis em tempo recorde.

Centenas de profissionais procuraram aprender mais sobre as mais recentes inovações pesquisadas e desenvolvidas pela SCM, incluindo os serviços de pós-venda oferecidos em plataformas totalmente digitais: o sistema IoT Maestro Connect reúne e analisa dados de máquinas para um sistema cada vez mais inteligente e preditivo de manutenção; já os óculos Maestro Smartech que, graças à tecnologia de realidade aumentada, garantem que os clientes tenham sempre um especialista em SCM ao seu lado, onde quer que estejam no mundo.

Divulgação SCM

fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira

Evento mostrou conceitos de uma fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira

O gerente da divisão de SCM, Luigi De Vito explica que o Open House SCM foi uma oportunidade excepcionalmente importante para encontrar os clientes diretamente, para que pudessem experimentar uma fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira, em primeira mão.

“As novas fronteiras em automação foram exibidas sem esquecer, é claro, o fator humano. Como o título explica ‘Smart & Human Factory’: o poder da SCM é de não ser apenas um fornecedor, mas um parceiro pronto para apoiar seus clientes em seus negócios e acompanhá-los tangivelmente em todas as etapas do caminho, na era da Indústria 4.0 ”, comenta Luigi De Vito – leia entrevista exclusiva com ele na época da Ligna 2017.

Fábrica inteligente do futuro para a indústria moveleira

Durante os três dias, um exemplo do sistema automatizado de produção de móveis foi explicado em cada etapa do processo: da produção de móveis à geração de programas de máquinas e do processamento de painéis à montagem de gabinetes.

A força por trás do processo da SCM é otimizar tanto quanto possível o corte, a colagem de bordas e operações de furação, como se a produção estivesse em uma linha de montagem, e colocar as ordens de volta no final do processo, deixando a personalização para esta fase.

Segundo a empresa isso dá ao fabricante de móveis uma oportunidade de resolver os aspectos críticos da customização em massa, lidando rapidamente com todos os pedidos, personalizando-os de acordo com a demanda graças ao suporte do software e reduzindo simultaneamente o desperdício, restos e o tempo necessário para reequipar as máquinas para uma mudança de pedido. Na “Fábrica Inteligente e Humana”, a SCM destaca que as células de última geração podem ser reunidas conforme a indústria moveleira deseja para atender aos diferentes requisitos de processamento do painel de madeira.

Tratamento de superfícies

Os visitantes puderam ver o novo modelo “Smart & Human Factory” em ação na área dedicada às tecnologias de tratamento de superfícies onde, paralelamente à produção de diferentes tipos de móveis em outras áreas do Centro de Tecnologia da SCM. As portas de armário foram trabalhadas com o auxílio de um sistema DMC, projetado para atender as necessidades das PMEs que buscam a mais alta qualidade de lixamento e acabamento. Ao sair da lixadeira, outro robô da Universal Robots aperfeiçoou ainda mais o acabamento.

Nesta ilha, que também incluiu o Superfici Corner com o que há de mais moderno em acabamento e pintura, os visitantes do Open House foram apresentados ao exclusivo projeto integrado de tratamento de superfície desenvolvido pela SCM. A empresa teve o objetivo de se apresentar como primeiro e único parceiro na Itália capaz de fornecer um panorama completo de produtos e serviços e acabamentos exclusivos e procurados, para satisfazer todas as necessidades de processo e tipologia do produto final.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646