Feiras internacionais: tendências em design para 2019

Revestimentos com conceito e história são tendências em design para 2019, madeirados e pedras também são destaques

Publicado em 14 de março de 2019 | 09:12 |Por: Cleide de Paula

Personalização, conectividade, sustentabilidade, a busca por santuários, o novo luxo democrático. Muitas foram as leituras sobre os conceitos que permearam as tendências em design para 2019 exploradas nas primeiras grandes feiras internacionais do ano.

Com uma pegada mais comercial (e mais próxima ao mercado brasileiro) do que outros eventos europeus, as alemãs Heimtextil (Frankfurt), Domotex (Hannover) e Imm Cologne (Colônia) tradicionalmente abrem o calendário trazendo as novidades e  tendências em design para 2019. Materiais que deveremos ver na prática ao decorrer do ano quando o assunto são tecidos para o lar e hotelaria, revestimentos para pisos e paredes, e também móveis e decoração.

– Duratex aponta lançamentos de decoração para 2019

A Impress Group apurou um panorama sobre a interconexão de estilos e tendências em design para 2019 que permearam as feiras. Em comum, os eventos colocaram a “experiência humana” como fator central no processo de criação e desenvolvimento de produtos e projetos.

Não por menos, os materiais e revestimentos assumem papel ainda mais importante no design de interiores ao contar histórias, agora que, mais do que nunca, o ciclo de vida dos produtos realmente importa e promover sensações, considerando a busca por atmosferas que nos desliguem do caos urbano e nos reconectem com o que realmente vale a pena (seja a natureza, a arte, nossas raízes, a luxuosidade, uma boa memória etc.).

Madeirados

Elemento coringa para qualquer ambiente, a madeira continua popular como sempre. Os madeirados acinzentados e frios, porém, vão perdendo cada vez mais espaço para madeiras quentes, claras e naturais, especialmente as em tonalidade marrom com fundo avermelhado ou amarelado.

Divulgação

tendências em design para 2019

Padrão Fribourg Oak, explorando uma textura bem linheira e trazendo um color play plano, comum às madeiras naturais

Outro ponto de destaque é a madeira como “background” para outros materiais, naturais ou não. O conceito foi bastante aplicado nos projetos de cozinhas apresentados na LivingKitchen, exposição bienal que ocorre em paralelo à Imm. Outra opção em carvalho, o Grazil Oak, é um padrão ideal para quem busca por uma superfície com movimentos suaves e que possibilite a combinação com os mais variados tipos de materiais, tais como pedras e híbridos da temporada.

Pedras e híbridos

A utilização de pedras continua com tudo em 2019. Dessa vez, no entanto, com fundos mais claros, veios escuros em destaque e acabamento polido ou super matte. Para compensar o aspecto quente das madeiras e o impacto visual  veio das pedras,os híbridos emergem agora em versões mais cleans, com nuances de contrastes bem sutis

Divulgação

tendências em design para 2019

Padrão Samsara que ferece um desenho que remete tanto à pedra quanto a um unicolor

Se esses revestimentos híbridos perdem em informação visual este ano, em contrapartida, ganham cada vez mais espaço no mercado. Um padrão bastante popular é o Samsara, oferecendo um desenho que remete tanto à pedra quanto a um unicolor, possibilitando a projeção de planos inteiros com a superfície.

Efeito metálico e tons pastel,

O metal também apareceu em todos os ambientes, indo muito além dos detalhes e dominando as superfícies com cores e acabamentos sofisticados, e também conversando muito bem com as madeiras e as pedras claras. Dentro dessa linha, destaca-se o padrão Disc, remetendo ao aço ou ao alumínio escovado.

Divulgação

tendências em design para 2019

Combina muito bem com as madeiras e as pedras claras

Outra proposta, o padrão Argento traz um aspecto linear, com um pouco mais de color play, mas ainda de maneira suave. Acabamentos metálicos como chumbo, champagne, entre outros mais quentes também foram vistos nas feiras.

Em relação aos unicolores, os tons pastel foram as grandes estrelas desses eventos. Os tons terrosos também apareceram e deverão continuar sendo a aposta de muitos fabricantes de móveis.

Outra grande surpresa apresentada nas feiras quando o assunto são revestimentos para móveis foi a inspiração em cerâmicas e porcelanatos. Veludos e outros tecidos encorpados, fibras naturais, couro e vidro fecham a lista de materiais que despertam a curiosidade e trazem muitas referências atuais para o universo das superfícies decorativas para móveis e pisos.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646