Incêndio destrói pavilhão da Obispa Design em Bento Gonçalves

Chamas consumiram máquinas, insumos e uma área de aproximadamente 3,5 mil m² da fabricante de maçanetas, cabides e puxadores

Publicado em 25 de março de 2019 | 15:23 |Por: Luis Antonio Hangai

Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde deste domingo (24) a fábrica da Obispa Design, localizada no bairro Salgado/Distrito Industrial, em Bento Gonçalves (RS). A empresa metalúrgica, além de produzir maçanetas e cabides, é considerada também uma das principais fornecedoras de puxadores para as indústrias do polo moveleiro gaúcho, sendo reconhecida pelo design diferenciado de suas peças.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do município, as chamas destruíram completamente o pavilhão da fábrica, se alastrando por uma área de aproximadamente 3,5 mil m2 (o edifício inteiro soma 5,5 mil m2). Foram preservados somente a área administrativa e o depósito da sede da empresa, situada na rua Joana Guindani Tonello.

A edição 289 da Revista Móbile Fornecedores tem uma reportagem completa sobre os riscos de incêndio e a necessidade de investimentos em prevenção dentro das indústrias moveleiras.

Para combater o incêndio na Obispa Design, foram deslocadas cinco viaturas e 25 bombeiros que utilizaram mais de 40 mil litros de água para extinguir o fogo. A ocorrência foi iniciada por volta das 14h30 e foi completamente encerrada apenas às 21h, mesmo após as chamas estarem sob controle desde o fim da tarde. Não houve registros de pessoas feridas.

Além da área industrial, o fogo, que teria iniciado no setor de galvanização das peças, destruiu máquinas e insumos. Ao incinerar produtos químicos, o incêndio produziu uma fumaça tóxica em função do cianeto vaporizado. Por conta deste agravante, a área teve que ser isolada.

Veja o vídeo produzido pelo Notícias de Bento do incêndio na Obispa Design

O Portal eMóbile entrou em contato com a Obispa Design, que optou por se manter em silêncio sobre o incêndio até que as causas sejam averiguadas. Profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Bento Gonçalves encontram-se nesta segunda-feira na empresa para fazer o relatório de danos, prejuízos e os motivos do incidente. A previsão é que o trabalho seja concluído ainda hoje.

A cidade de Bento Gonçalves teve um fim de semana marcado pela tragédia. Além do incêndio na metalúrgica no domingo, o empresário Frank Zietolie, CEO do Grupo Unicasa, faleceu em um acidente aéreo no sábado (23). O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis), embora represente sindicalmente as empresas moveleiras do polo gaúcho, é uma entidade que trabalha pelo fortalecimento da cadeia em todos os seus elos – do fornecedor ao serviço de design, passando pelo fomento à indústria em si.

Segundo o presidente do Sindimóveis, Vinicius Benini, às vésperas da realização de mais uma Fimma Brasil (a ser realizada entre os dias 26 e 29 de março), o grande evento onde a indústria moveleira se reúne e encontra suas inovações para a temporada, é uma lástima para a cidade e para o setor o incêndio ocorrido na empresa Obispa Design, que integra o Projeto Orchestra Brasil, promovido pelo sindicato em parceria com a Apex-Brasil para o fomento das exportações de insumos para a indústria de moveis.

“A Obispa é uma empresa que tem design no nome e no cerne de sua operação, fornecendo acessórios e componentes com alto valor agregado, com clientes no Brasil e exterior. Neste momento de perdas materiais ainda incalculáveis para a Obispa Design, o Sindmóveis expressa sua solidariedade aos diretores e funcionários, fazendo votos de que, em breve, a empresa possa retomar sua produção”, diz Benini.

Incêndios são riscos constantes em empresas do setor moveleiro. Casos recentes indicam que a prevenção deste tipo de ocorrência deve ser um dos focos de atuação dentro das companhias. Em janeiro, Bento Gonçalves já havia registrado um incidente que destruiu fábricas de iluminações e de estofados. Em 2018 uma indústria de móveis de Birigui (SP) foi consumida pelo fogo e em 2017 foi a vez da Meneghetti Móveis, localizada em Sul Brasil (SC).


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646