Maclinea revela reestruturação para seguir forte no mercado moveleiro

Maclinea anuncia mudanças em todo a sua estrutura organizacional para atender ainda melhor o mercado moveleiro

Publicado em 17 de maio de 2019 | 15:52 |Por: Thiago Rodrigo

A fabricante de máquinas para linhas de pintura de móveis, Maclinea, passou nos últimos meses por uma importante reestruturação em todas as áreas. Após sentir o turbulento período da economia brasileira, entrou em um processo de inovação com olhos para o futuro. Todavia, antes de explicar mais a respeito, regressamos para uma tarde ensolarada de outubro de 2015, quando um dos fundadores, Massimo Brivio, anunciou com exclusividade à Revista Móbile que passou a deter 100% das ações da companhia situada em Curitiba (PR).

Na ocasião, ele contou que pensava no futuro da Maclinea para filhos e netos e iniciou a sucessão familiar da companhia. Pois bem, após um processo tranquilo e organizado, é o filho Attilio Brivio quem informa a respeito da fase atual “do mais importante dos filhos para meu pai. Ele ama a Maclinea. Passar a empresa para os filhos não foi psicologicamente muito fácil, mas agora ele fica e trabalha mais na Itália”, confessa o diretor industrial.

Junto às irmãs Elena e Susanna, e ao diretor Marcello Luparia, pessoa que se funde à história da Maclinea, a fabricante de máquinas para pintura decidiu se reorganizar após contratar uma consultoria para auxiliar no arranjo de uma nova fase. Assim, Attilio conta que isso resultou em uma reestruturação de processos industriais e administrativos, de inovação em produtos e do relacionamento com clientes e fornecedores, ou seja, do modelo de negócio como um todo.

Como em diversas empresas brasileiras, a crise afetou o financeiro da Maclinea, mas o primeiro investimento feito foi estabilizar a companhia. “Sofremos bastante com problemas financeiros no passado, mas hoje esses problemas estão parados e a situação estabilizada”, afirma. Ele conta que a empresa tem disponibilidade financeira para fazer investimentos e programar o porvir.

Thiago Rodrigo/Revista Móbile

Maclinea

Attilio: “O suporte da empresa de consultoria foi para preparar o futuro e organizar, essa é a razão mais importante”

Operação industrial da Maclinea

Dentro da nova filosofia e do plano de inovação, aplicando conceitos utilizados pela empresa da família na Itália, a Brivio Compensati, foram efetuadas mudanças no departamento de engenharia da empresa, com a implantação de um sistema ERP para alinhar os processos internos em vista de uma melhoria de qualidade e produtividade. “Vai gerenciar os custos e a programação da produção de acordo com a contabilidade da companhia. Estamos no último estágio de trabalho e ao final de maio já estará terminado”, conta Attilio.

Além disso, foi realizada a ampliação dos softwares de projetos, Solid Works, bem como com parcerias com empresas europeias, seja em tecnologia de produto como em desenvolvimento de softwares industriais, visto que as inovações eletrônicas em equipamentos são tão ou mais importantes que os projetos mecânicos.

Produtos e serviços

Agora, a indústria moveleira pode esperar novas tecnologias, pois outra aplicação de capital muito grande foi em novos produtos. “É um investimento muito grande, pois novos produtos não é só produzir o protótipo, é também ampliar o mercado e garantir que os clientes estão certos da nossa qualidade e também da assistência. Quando vamos abrir um novo mercado é preciso de toda uma nova estrutura que vai garantir que o produto não é somente vendido, é também assistido”, assinala Attilio.

Como obter qualidade técnica na pintura de móveis

Para melhorar o serviço de assistência foram feitos grandes planejamentos. A empresa passará a ter, em médio prazo, uma maior lista de peças de reposição para entrega imediata. “Isso é muito importante porque o serviço pós-venda pode ser mais importante do que a qualidade inicial do produto”, lembra o diretor industrial, salientando que as fábricas de móveis poderão ter ainda mais confiança na empresa.

Expectativas e objetivos

Attilio conta que o pai, Massimo, passou para toda a família a confiança de que o Brasil é o país do futuro. “O mercado necessita um pouco mais de confiança, mas também a situação mundial causa incertezas. A diferença do que nós podemos fazer é dar uma resposta justa e a primeira resposta é a qualidade do produto. Se você tem um produto de boa qualidade a crise é menos importante e nosso produto deve ser o melhor do mercado”, declara.

Com 2018 sendo marcado por um ano de transição, mantendo um crescimento pouco maior que em 2017 após 2016 com baixo desempenho para a Maclinea, o objetivo para este ano era mais que positivo até janeiro. “Era de 20% a mais porque estava uma expectativa em todas as empresas com a mudança de governo, mas o governo não está conseguindo implementar suas medidas com um tempo mais curto. Portanto, a cada mês que passa a expectativa reduz, mas pelo menos para este ano é uns 10%”, diz Attilio.

Como o varejo deve destacar os acabamentos UV e BP

Ele acrescenta que, conversando com os clientes, há projetos e orçamentos de investimento, mas falta um “up” do governo para o mercado. “Claro que não deveria depender do governo, mas acontece que o governo quer que as empresas dependam dele. Se baixar dois pontos na taxa do BNDES, o volume de vendas já aumenta. Então, tudo depende de medidas do governo”, indica.

Com um time de produção jovem, renovado e com muita vontade de trabalhar, transformando em produtos com qualidade e eficiência, a Maclinea anuncia estar mais estruturada para afrontar uma estagnação e crescer com o mercado normalizado, seja nacional ou internacional, competindo de igual para igual com a concorrência. “Hoje somos uma empresa sólida e bem distinta que trabalha para a satisfação do cliente, no qual a organização da fábrica é fundamental”, define Attilio. Assim, reestruturada, a Maclinea visa continuar forte no fornecimento de tecnologias para a pintura de móveis.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646