Produção de móveis do Rio Grande do Sul cresce 6,1%

Variação da indústria gaúcha ficou positiva

Publicado em 8 de julho de 2019 | 10:53 |Por: Larissa Bartoski de Sena

A produção de móveis no Rio Grande do Sul foi de 6,6 milhões de peças no mês de abril de 2019. O valor representa crescimento de 6,1% em relação ao mês anterior, próximo do crescimento nacional. No acumulado do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial do Estado cresceu 5,6%. Portanto, foi ao contrário da queda registrada na indústria do País de 3,6%.

Dessa forma, no acumulado nos últimos 12 meses, a variação da indústria gaúcha ficou positiva em 5,6%. A indústria nacional, por sua vez, teve retração de 3,7%. Os números são de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Programa Indústria + Avançada ajuda empresas a entrarem na indústria 4.0

Os relatório “Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil” de junho de 2019, apresenta números de abril e maio. O estudo é produzido pelo Iemi – Inteligência de Mercado, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

Divulgação

Produção de móveis do Rio Grande do Sul

Gráfico com dados

Para o presidente da Movergs, Rogério Francio, a produção de móveis do Rio Grande do Sul e os indicadores são muito bons se comparado há anos anteriores. Além disso, um sinal de que a indústria moveleira começa a colher os frutos de ações tomadas durante a crise. Como por exemplo, investimentos em tecnologia, negociação com fornecedores de matérias-primas e busca de novos mercados. “O ano de 2019 tem tudo para ser melhor, estamos entusiasmados”, ressalta.

Exportações

Em maio de 2019, as exportações gaúchas avançaram 16,1%, somando US$ 16,2 milhões. Dentre os estados exportadores de móveis, destaque para a região Sul, com Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Eles foram responsáveis por 86,2% dos valores exportados no período. Ademais, o estado de São Paulo vem logo a seguir, com 10,6%.

Como países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, em maio os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, com 19,2% dos valores exportados, seguido pelo Uruguai com 14,6% e Reino Unido, com 13,5%. Chamou a atenção o expressivo crescimento de 520,0% da Índia em relação ao mês anterior.

Consumo aparente

Apenas no Rio Grande do Sul, o volume do consumo aparente em abril foi de 5,9 milhões de peças, apresentando aumento de 7,5% em relação ao consumo registrado no mês anterior. No acumulado do ano houve crescimento de 3,1% e nos últimos 12 meses 6,7%.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646