Rodada de negócios integra empresários do ramo de móveis e madeira do Brasil e Argentina

Rodada de negócios demonstrou que existem grandes oportunidades de integração e complementariedade entre os dois territórios

Publicado em 19 de março de 2019 | 17:30 |Por: Cleide de Paula

Uma rodada de negócios entre madeireiros de Misiones (Argentina) e moveleiros do Oeste catarinense, nessa semana, em Chapecó oportunizou estreitar parcerias futuras entre empresários dos dois Países. O evento foi organizado pelo Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale) e ocorreu paralelo à Jornada Caminhos para a Integração Produtiva, realizada pela Secretaria de Agroindústria do Ministério de Produção e Trabalho da Presidência da República Argentina e contou com apoio do município de Chapecó e do Sebrae/SC.

A rodada de negócios ocorreu em dois momentos e possibilitou que os empresários dos dois países conversassem, trocassem cartões, material publicitário e apresentassem suas oportunidades que poderão resultar em parcerias futuras. O presidente do Simovale, Ilseo Rafaelienfatizou que toda iniciativa que se faz em busca de alternativas traz resultados.

“Essa rodada de negociações nasceu há um tempo durante conversas com o Sebrae e, como sabemos que a Argentina é uma grande produtora de madeiras de qualidade que utilizamos no setor moveleiro, resolvemos conhecer de perto”, destacou ao mencionar que o primeiro passo foi organizar uma missão técnica em Misiones (cidades de Eldorado e Monte Carlo) para conhecer as indústrias locais que ocorreu em fevereiro”

Divulgação

rodada de negócios sobre setor moveleiro e madeira

Presidente do Simovale, Ilseo Rafaeli (a direita), conversa com representantes da Argentina durante Rodada de Negócios

O presidente ainda afirmou que “este não é um bom momento para a economia de ambos os países, mas surgiram alternativas de negociação, além do entrosamento que revelou nossas necessidades e a capacidade que eles têm. Em algum momento essas negociações acontecerão. Além disso, esse trabalho integra ainda mais o nosso setor e mostra que estamos todos em prol de buscar alternativas para que possamos crescer e aproximar o setor produtivo do poder público”.

Para o  gerente regional oeste do Sebrae-SC,Enio Albérto Parmeggiani, a rodada de negócios sobre setor moveleiro e madeira demonstrou que existem grandes oportunidades de integração e complementariedade entre estes dois territórios, além do agronegócio, a integração beneficia toda cadeia de produção vegetal e florestal, com aproximação do setor madeireiro da Argentina com o setor moveleiro do oeste catarinense.

– Feliz Dia do Marceneiro ao profissional da madeira

“Não, que não tenhamos competência para produzir madeira, mas eles tem madeira certificada e podem deixar produtos ou componentes de móveis que podem ser feitos num processo de draubeck, possibilitando colocar os produtos no mundo inteiro. Podemos atuar em conjunto, ou seja, com o draubeck, trabalhamos com matérias-primas pré-fabricadas na Argentina com complementaridade brasileira para colocar em terceiros países com ganhos para toda a cadeia”.

O ministro da Agricultura de Misiones, José Luiz Garay, reconheceu a importante possibilidade de integração da produção florestal da Província de Misiones com produtos semi-terminados com o polo moveleiro que existe nesta região e a oportunidade de prover essa matéria-prima.

“Os resultados da integração sempre são bons em todos os processos, temos exemplos em nossa província de Misiones de muitos brasileiros que tem se estabelecido para produzir levando tecnologia e avanços já existentes para potencializar a produção”, finalizou o ministro.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646