Tendências de consumo: Kantar dá dicas com base em resultado de estudo

Instituto de pesquisa ouviu mais de 30 mil pessoas em 26 países

Publicado em 5 de setembro de 2019 | 08:52 |Por: Everton Lima

Experiências positivas, bem-estar físico e espiritual. Essas palavras não são itens de uma lista de desejos, daquelas que as pessoas fazem no começo de cada ano. De acordo com um amplo estudo realizado pela Kantar, elas podem indicar tendências de consumo — assunto que sempre desperta o interesse dos empresários.

Ademais, esse instituto de pesquisa ouviu mais de 30 mil pessoas, em 26 países. O resultado mostrou alguns pontos importantes no comportamento de consumo das pessoas. Entre esses comportamentos, está a individualização.

Ainda que os produtos e serviços sejam criados para atenderem ao maior número de consumidores, a pesquisa mostra que as pessoas valorizam quando percebem que a empresa considerou, de alguma forma, os seus desejos.

– Produção de conteúdo no e-commerce: clientes estão insatisfeitos

Para alcançar esse objetivo, os empreendedores podem recorrer aos estudos de mercado, por exemplo.

Kantar dá dicas para entender as novas tendências de consumo

O relatório publicado pela Kantar mostra alguns pilares que os empresários devem considerar, caso desejem aproveitar as novas tendências de mercado, geradas pelas mudanças no comportamento dos consumidores.

Preocupação com responsabilidade

O estudo sugere que as pessoas estão mais atentas às questões sociais e ambientais. Isso significa que as empresas devem demonstrar que estão atentas a esses valores para evitarem crises de imagem.

Experiências positivas

Aliar experiência ao consumo pode ser um diferencial interessante, inclusive quando se vende produtos físicos, como os móveis. Em entrevista ao eMóbile, o especialista em Marketing Sérgio Czajkowski resumiu esse conceito: “Quando você recebe um ‘bom dia’, você não encara aquilo como um simples cumprimento, mas como uma demonstração de afeto”.

Bem-estar físico e espiritual

De acordo com a Kantar, os entrevistados destacaram a necessidade de sentirem confortáveis usando algo. Com relação ao mercado de móveis, essa ideia pode levar o empresário a pensar aspectos como a ergonomia dos seus produtos — além do design.

Conexões humanas mais relevantes

Novamente, o estudo sugere que os consumidores querem se relacionar com marcas que os ajudem a se conectarem com as pessoas.

Fluxos flexíveis e simplicidade

O levantamento mostra que as pessoas estão procurando soluções mais simples em consumo. Isso pode significar desde processos mais eficientes a uma comunicação mais pessoal com a marca. Insights como esses podem ajudar os empresários a criarem soluções mais próximas das expectativas dos seus clientes.

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