As vantagens do hot melt na indústria de colchões

Adesivo termofundível traz uma série de benefícios aos processos do fabricante e também ao consumidor final

Publicado em 17 de dezembro de 2018 | 10:00 |Por:

A aplicação do hot melt na indústria de colchões, que aumentou nos últimos anos em decorrência de sua maior eficiência e melhor conformidade com normas ambientais, proporcionou um salto de qualidade ao setor colchoeiro e passou a atender demandas mais exigentes de mercado. Esses adesivos termofundíveis (ou termoplásticos) vêm sendo amplamente utilizados na colagem de espumas e revestimentos de molas, proporcionando mais qualidade, longevidade e menos odor aos produtos.

Tecnicamente se trata de um polímero livre de solventes, 100% sólido e que só precisa ser derretido no momento da aplicação. É usado em estado líquido e volta a se solidificar com o resfriamento, permitindo uma adesão melhor e nenhuma perda de material se comparado às colas à base de solventes, cuja boa parte da matéria-prima se perde na vaporização.

A procura pelo hot melt na indústria de colchões aumentou consideravelmente a partir de 2011, quando a nova regulamentação (Portaria Inmetro 79/2011) determinou que os processos de adesão de espuma flexível de poliuretano não poderiam mais envolver produtos à base de solventes aromáticos ou componentes tóxicos.

Adesivo Technomelt, da Henkel, é uma das mais utilizadas pela indústria colchoeira

A medida pretende garantir que trabalhadores e consumidores não sejam prejudicados pelas substâncias tóxicas empregadas na colagem dos colchões e alavancou a migração do setor colchoeiro rumo aos adesivos sólidos. A Associação Brasileira das Indústria de Colchões (Abicol), no seu mais recente encontro nacional promovido em novembro deste ano, destacou temas relacionados à alta performance na colagem de espumas e a evolução dos adesivos no segmento.

Uma das participantes do evento foi a Henkel, referência mundial no mercado de adesivos e para quem a introdução de adesivos hot melt na indústria de colchões trouxe inúmeras vantagens para o segmento, pois é uma tecnologia que permite processo muito mais limpo e sustentável, proporcionando ganhos para toda a cadeia produtiva.

O gerente da unidade de negócios de Adesivos Industriais para Móveis e Construção da Henkel para América do Sul, Thiago Samora, afirma que o hot melt equivale em maior economia de energia, produtividade e sustentabilidade para a indústria colchoeira. Abaixo ele aponta as principais vantagens do produto:

Vantagens no processo da indústria

“Os adesivos hot melt trazem muitos benefícios para a sustentabilidade da empresa. Ao contrário dos produtos à base de solventes, ele não emite voláteis, ou seja, os trabalhadores não respiram as substâncias que se evaporam no processo. Produtos com solvente também exigem uma segurança muito maior, pois o material é inflamável. Além disso, precisa-se aplicar menos adesivo por unidade de área das espumas, pois tudo que compõe o hot melt é utilizado na colagem, ao passo que o adesivo à base de solvente perde grande parte da matéria na aplicação”.

Vantagens no estoque

“Trata-se de um produto que se mantém sólido em temperatura ambiente e que tem uma resistência térmica alta. O único cuidado com seu armazenamento é mantê-lo protegido de fontes externas de calor, como incidência solar, por exemplo. Não é um produto inflamável, submetido ao calor ele apenas derrete. Dentro de um estoque coberto ele mantém as propriedades sem nenhuma alteração por um período de validade de dois anos”.

Vantagens ao consumidor final

“Uma importante característica dos adesivos hot melt na indústria de colchões é que eles são inodoros: o consumidor final não sentirá absolutamente nenhum tipo de odor proveniente do adesivo. Além disso, tem uma adesão superior à tecnologia à base de solventes. Ele é elástico – quando a pessoa deita no colchão, comprime e levanta, todas as camadas de espuma vão sofrer a pressão e terão que voltar ao normal. A propriedade elástica absorve estes impactos e mantém a integridade da colagem. Se a cola for mais dura, deitar-se e levantar-se repetidas vezes pode quebrá-la”.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646