Vinicius Benini é empossado como presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves

Foi a primeira transmissão de posse do Sindmóveis Bento Gonçalves realizada no Centro Empresarial Bento Gonçalves

Publicado em 24 de janeiro de 2019 | 17:37 |Por:

A posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi marcada por projeções realistas para o setor moveleiro e a apresentação de um grupo renovado de diretores. O novo presidente para o biênio 2019/2020 é o empresário Vinicius Benini (Móveis Pozza), tendo como vice-presidente o empresário da Perlare Cassiano De Paris. Essa foi a primeira transmissão de posse realizada no novo Centro Empresarial Bento Gonçalves, prédio que reúne as principais entidades setoriais do município e que foi construído com participação do Sindmóveis.

Despedida de Edson Pelicioli

No discurso de despedida, o empresário Edson Pelicioli, da Ideias & Conceitos, sinalizou que os dois anos de mandato foram como uma maratona. Pelicioli destacou que o setor moveleiro nacional foi um dos mais afetados pela crise econômica e que a entidade correu para fazer frente à crise, a greves, para frear o fechamento de postos de trabalho e favorecer um ambiente de negócios nas exportações quando as condições do mercado doméstico não favoreceram.

– Veja a lista de diretores do Sindmóveis Bento Gonçalves

“Posso afirmar com segurança que, embora tenha sido uma corrida, jamais estivemos fugindo da crise. Ao contrário: se o Sindmóveis correu, foi em busca de mais oportunidades, de mais estrutura, de mais projetos. Foi uma corrida de enfrentamento”, salientou.

Como destaques de sua gestão, Pelicioli elenca as comemorações dos 40 anos do Sindmóveis, a inauguração do Centro Empresarial Bento Gonçalves e a realização, com qualidade, da Movelsul Brasil 2018. Segundo ele, o Sindmóveis também conseguiu ótimos resultados com a articulação junto a governos e entidades, além das ações voltadas à inserção do design na indústria moveleira como ferramenta competitiva, a exemplo do Prêmio Salão Design e Projeto Raiz.

Divulgação Sindmóveis

Edson Pelicioli deixou o comando da entidade

“A retomada do setor é um processo que seguirá se desenrolando nos próximos meses. Essa nova diretoria do Sindmóveis é extremamente qualificada e estou certo de que está comprometida em seguir o trabalho da entidade com grandes ideias e novos projetos”, enfatiza Pelicioli, que segue atuando no Sindmóveis, agora como integrante do Conselho Superior da entidade.

Propostas da nova presidência

O diretor da Móveis Pozza, assumiu legalmente as funções da presidência no dia 1 de janeiro. Ele já vinha atuando como diretor do Sindmóveis nos últimos cinco anos: primeiramente, como diretor de infraestrutura e, no último biênio, como vice-presidente e diretor comercial. Em seu discurso de posse, Benini destacou como prioridade na carreira a atuação junto a questões coletivas do setor.

“A maturidade e as sucessões trouxeram muitos ganhos para a indústria moveleira mas, em se tratando de polo, nenhuma tecnologia ou projeto fabuloso substitui a força da construção coletiva. Não existe como qualquer empresa crescer isoladamente, sem que tenhamos um ambiente propício a toda indústria moveleira e um polo competitivo no mercado mundial”, destaca.

Como projetos para a nova gestão, Vinicius Benini destaca o fortalecimento das relações com o associado e a articulação com os governos de todos os âmbitos, entidades parceiras e empresas do setor. Ele também enfatiza o planejamento da Movelsul Brasil 2020, que já está 57% comercializada faltando 14 meses para sua realização; a internacionalização das empresas do polo e o projeto permanente do Sindmóveis de promoção do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro.

Expectativas do Sindmóveis Bento Gonçalves

Esperando uma recuperação mais vigorosa da indústria moveleira neste ano, o Sindmóveis Bento Gonçalves projeta para 2019 um crescimento de 2,5% no faturamento do polo moveleiro. Confiança no bom desempenho no mercado externo, onde Bento Gonçalves vem obtendo resultados superiores ao estado e país nos últimos dois anos. O crescimento foi de 12,5% em 2018 e 8,9% em 2017.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, agradeceu o trabalho realizado pelo empresário Edson Pelicioli e sua diretoria no último biênio, pontuando que o grupo enxergou oportunidades de sucesso no grande barco da madeira e do móvel enquanto ele vagou nesse mar turbulento que foram os últimos dois anos. Saudando a nova diretoria, Pasin enalteceu o Sindmóveis por não apenas operar para dentro do setor, mas como grande formador de líderes – ao mesmo tempo em que ainda pode contar com o suporte e aconselhamento daqueles que escreveram os primeiros capítulos na história da entidade.

Divulgação Sindmóveis

Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin

Ao novo presidente, Pasin deixou palavras de encorajamento. Segundo ele, mais do que madeira, o setor é composto por gente. “Empreender não é matéria fácil e, em momentos de dificuldade, retrair-se é natural. Que a juventude do novo presidente não seja vista como entrave, mais, sim, oportunidade para liderar com pulso firme e seguindo o coração”, enfatizou o prefeito.

Desde 1977, o Sindmóveis representa e defende os interesses do maior polo moveleiro do Brasil, formado pelos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. E entidade cria condições para que o polo se desenvolva de forma sustentável, o que se dá por meio da articulação, promoção, informação e conhecimento, gerando prosperidade para seus investidores, colaboradores, fornecedores, clientes e para a comunidade. Ao todo, o polo moveleiro é formado por 300 indústrias.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646